Olimpíada de Astronomia é realizada nas escolas da Rede Municipal

Ocorreu nesta sexta-feira (17), a aplicação das provas da 27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e 18ª Mostra Brasileira de Foguetes. Participam, aproximadamente, 3.300 estudantes do Ensino Fundamental, de 30 escolas da Rede Municipal em Chapecó.

A preparação para as avaliações envolveu o estudo de diversos tópicos relacionados ao sistema solar, estrelas, galáxias, nebulosas, foguetes e outros temas. Além disso, a equipe da Secretaria de Educação proporcionou aos alunos o treinamento “Nas Trilhas do Universo”, que ocorreu de forma online, através do canal Educa Chapecó Play, no Youtube.

Os professores organizaram atividades de visitação ao planetário móvel, horários alternativos de estudo e ensinaram como acessar a plataforma da OBA para realizar exercícios sobre os temas que serão abordados na prova.

A estudante de 5º ano, Isadora Germani Sartori, da EBM Rui Barbosa, comentou sobre a experiência de assistir às lives sobre Astronomia e Astronáutica. “Elas me ajudaram bastante, porque tinha muitos assuntos que eu estava em dúvida. Também me senti motivada a estudar mais. Os meus assuntos favoritos foram a chegada do homem à lua, constelações e foguetes”, disse.

Outra atividade relacionada à Olimpíada foi a construção e o lançamento de foguetes. Os alunos do 1º ao 3º ano utilizaram canudos de refrigerante, voando com base no impulso. Os estudantes do nível II (4º e 5º ano) construíram foguetes um pouco mais sofisticados, utilizando canudos de papel e uma base de lançamento com ar pressurizado. Já as turmas do nível III (6º ao 9º ano) utilizaram garrafas PET, tubos de PVC, água e uma bomba de ar. Nesse modelo, a garrafa PET é preenchida com água e acoplada à base de lançamento. Para impulsionar o foguete, o ar é pressurizado dentro do sistema e um gatilho é acionado. O objetivo em todos os níveis é lançar o foguete o mais longe possível.

"O nosso objetivo é oferecer educação integral e de qualidade a todos que estudam na Rede Municipal de Ensino. Então, é muito gratificante ver o engajamento dos estudantes e a dedicação dos professores em participar de avaliações e projetos olímpicos, em nível nacional", afirmou Daniela Moratelli, Secretária de Educação.