Vacinação: Perguntas frequentes



COVID-19: dúvidas frequentes


TESTE PARA O COVID-19


P.: Onde posso realizar o teste de Covid?

R.: Os atuais centros de testagem disponíveis são a UPA 24h, nos Ambulatórios Efapi, Verdão e Centro (das 07h às 22h) e todas as unidades de saúde no período vespertino.


P.: Realizei meu teste. Como posso obter os resultados?

R.: Os resultados estarão disponíveis no mesmo local onde você realizou o teste. Basta entrar em contato por telefone ou presencialmente.


O AGENDAMENTO DA VACINA


P.: Quem pode se vacinar?

R.: Toda a população pode agendar a vacinação, porém é importante ter em mente a separação de grupos. Para a primeira dose, a separação é por idade. Para a segunda, é por datas-limite. Para a terceira, ambos.


P.: Como faço para agendar minha vacina?

R.: O agendamento deverá ser realizado no Portal da Prefeitura, na página de anúncio do grupo no qual o cidadão está incluído.


P.: Como posso obter meu cartão de vacinação ou cartão do SUS?

R.: Os cartões estão disponíveis em todos os postos de saúde da cidade. Basta prosseguir para o posto de sua preferência portando identidade, CPF, comprovante de residência e carteira de vacinas infantis, e solicitar no balcão.


P.: Caso eu tenha contraído o Covid-19, como posso fazer para me vacinar?

 R.: Em caso de teste positivo, é necessário esperar um período de no mínimo 30 dias APÓS o fim dos sintomas da doença.


A VACINAÇÃO


P.: Quais as futuras previsões de vacinação para a população?

R.: Infelizmente, não é possível realizar uma previsão para os grupos futuros, pois dependemos do recebimento de mais doses por parte do Estado. 


P.: Tentei acessar o agendamento mas não consegui finalizar. O que houve?

R: Isso provavelmente ocorreu devido a problemas na seleção da data ou local. Isto ocorre devido ao esgotamento das vagas. Portanto, será necessário aguardar uma nova liberação.


P.: Realizei meu agendamento mas não pude comparecer na data marcada/não consegui me vacinar. E agora?

R.: Neste caso, o CPF do cidadão se encontrará bloqueado. Para realizar o desbloqueio, é necessário entrar em contato com a Prefeitura pelas redes sociais, informar o nome completo e o CPF do agendamento, e solicitar a regularização.


P.: Para a minha segunda ou terceira dose, posso ir para um dos centros de vacinação no dia anotado em minha ficha?

R.: Não. A data em sua ficha é uma estimativa de data para a sua vacinação. A realização do agendamento ainda é necessária, e a referência oficial é a data-limite.


P: É possível vacinar com a segunda ou terceira dose antes da minha data-limite?

R: Não. As datas-limite são pré-estabelecidas para evitar tumultos e são absolutas, sendo assim impossível adiantar a dose.


O VACIMÓVEL


P: Como funciona o Vacimóvel?

R: O Vacimóvel disponibiliza todas as doses da vacina contra a Covid-19 em livre demanda, sem a necessidade de agendamento. Para vacinar, basta comparecer onde o Vacimóvel estiver, portando todos os documentos necessários para a sua dose e sempre lembrando da data-limite estabelecida para cada grupo. Lembrando que, por conta da livre demanda, está sujeito a esgotar sem aviso prévio. 




Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida em um dos tópicos acima, a equipe de Vigilância Epidemiológica é a mais qualificada para ajudá-lo a solucionar o problema. Eles estão disponíveis pelos fones 33191412, 33191413 e 33191414.

Prefeitura de Chapecó - Av. Getulio Vargas, 957S
CEP 89812-000
Fone (49) 3321-8400