Vacinação: Perguntas frequentes



COVID-19: dúvidas frequentes


TESTE PARA O COVID-19


P.: Onde posso realizar o teste de Covid?

R.: Os atuais centros de testagem disponíveis são: UPA 24h e Ambulatórios Verdão e Efapi. Também estão disponíveis testes em todos os postos de saúde no Dia D de Testagem (sexta-feira).


P.: Realizei meu teste. Como posso obter os resultados?

R.: Os resultados estarão disponíveis no mesmo local onde você realizou o teste. Basta entrar em contato por telefone ou presencialmente.


O AGENDAMENTO DA VACINA


P.: Quem pode se vacinar?

R.: Como lidamos com uma disponibilidade limitada de vacinas, as mesmas serão aplicadas em grupos prioritários, que serão anunciados na página inicial de nosso Portal, bem como em nossas redes sociais. Enquanto os grupos estiverem sendo anunciados, apenas os cidadãos incluídos neles poderão realizar o agendamento.


P.: Como faço para agendar minha vacina?

R.: O agendamento deverá ser realizado no Portal da Prefeitura, na página de anúncio do grupo para o qual a vacina estará disponível naquele dia.


P.: Como posso obter meu cartão de vacinação ou cartão do SUS?

R.: Os cartões estão disponíveis em todos os postos de saúde da cidade. Basta prosseguir para o posto de sua preferência portando identidade, CPF, comprovante de residência e carteira de vacinas infantis, e solicitar no balcão.


P.: Caso eu tenha contraído o Covid-19, como posso fazer para me vacinar?

 R.: Em caso de teste positivo, é necessário esperar um período de no mínimo 30 dias APÓS o fim dos sintomas da doença.


P.: Posso agendar a vacina para o Covid após tomar a vacina da gripe?

R.: Sim, mas é necessário esperar um período de no mínimo 15 dias.


A VACINAÇÃO


P.: Quais as futuras previsões de vacinação para a população?

R.: Infelizmente, não é possível realizar uma previsão para os grupos futuros, pois dependemos do recebimento de mais doses por parte do Estado, da liberação por parte da equipe de Vigilância Epidemiológica e da adesão cada grupo. 


P.: Tentei acessar o agendamento mas não consegui finalizar. O que houve?

R: Isso provavelmente ocorreu devido a uma destas duas situações: problemas na seleção da data ou esgotamento de vacinas. No primeiro caso, basta conferir a data exata na qual a vacina será liberada para seu grupo e corrigir o formulário. No segundo, será necessário aguardar uma nova liberação.


P.: O que fazer se eu não consegui agendar minha vacinação, perdi o prazo de agendamento do meu grupo ou as vagas se esgotaram?

R.: Caso uma das situações acima tenha ocorrido, será necessário aguardar um novo anúncio de vacinação. Para os cidadãos de grupos específicos (comorbidades, motoristas, gestantes, etc.), haverá um agendamento específico. Para a população geral, que se vacina conforme a idade, o agendamento pode ser feito assim que o próximo grupo se iniciar. Assim que estiver disponível, basta realizar preencher o formulário online e dirigir-se a um dos centros de vacinação na data marcada, portando os documentos necessários.


P.: Realizei meu agendamento mas não pude comparecer na data marcada/não consegui me vacinar. E agora?

R.: Neste caso, o CPF do cidadão se encontrará bloqueado. Para realizar o desbloqueio, é necessário entrar em contato com a equipe de Vigilância Epidemiológica (nos fones 33191412, 33191413 ou 33191414) ou pelo e-mail pni.chapeco@chapeco.sc.gov.br, e solicitar um novo cadastro para realizar um novo agendamento.


P.: Para a minha segunda dose, posso ir para um dos centros de vacinação no dia anotado em minha ficha?

R.: Não. A data em sua ficha é uma referência de data para a sua segunda vacinação. A realização do agendamento ainda é necessária.




Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida em um dos tópicos acima, a equipe de Vigilância Epidemiológica é a mais qualificada para ajudá-lo a solucionar o problema. Eles estão disponíveis pelos fones 33191412, 33191413 e 33191414.

Prefeitura de Chapecó - Av. Getulio Vargas, 957S
CEP 89812-000
Fone (49) 3321-8400