Artista

Nome Artístico
HOCHPLATEAU VOLKSTANZGRUPPE AUS CHAPECO
Nome Civil
ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE CHAPECO
E-mail
acac@gmail.com
Fone
49991431362
Estado
Santa Catarina
Cidade
Chapecó
Site
https:////www.instagram.com/amigosfolcloristas_?igsh=Ynd6Mm55enUzcWl1
Certificado
Curriculum / Release
A Associação Cultural Alemã de Chapecó, (ACAC), foi fundada em 01/04/2022 e tem como objetivo preservar, difundir e divulgar a cultura alemã do município de Chapecó-SC por todos os lugares por onde passar. A ACAC é constituída pelo departamento de dança que tem como seu representante o grupo de danças folclóricas alemãs \\\\\\\"Hochplateau\\\\\\\".
O Hochplateau Volkstanzgruppe surgiu do desejo de um grupo de amigos em cultivar e manter vivas as tradições culturais alemãs através da dança folclórica. A criação da Associação Cultural Alemã de Chapecó e a formação de um novo grupo de danças folclóricas alemãs engrandece com mais afinco o trabalho realizado pelos integrantes durante todos os anos dedicados à preservação cultural.
Ao escolher o nome do grupo de danças, seus fundadores tiveram o cuidado de unir suas duas paixões: o folclore alemão e a sua cidade de origem. O grupo representa o município de Chapecó/SC, cujo nome tem origem na língua Kaingang, com várias interpretações, sendo uma delas “Chapadão Alto” que traduzido para o alemão significa “Hochplateau” (Hoch-alto + plateau-Chapadão).
A ACAC, também se filiou recentemente a Liga das Associações Alemãs do Oeste Catarinense- LAAOSC. Com sede em Itapiranga - SC, a Liga tem em seus registros a sua fundação no ano de 1984 e é quem mantém os grupos folclóricos atualizados com materiais, cursos e seminários voltados à dança alemã. A LAAOSC é composta atualmente por 30 grupos folclóricos, representantes de 20 cidades distribuídas no oeste de Santa Catarina, Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul. Ao todo possui um envolvimento de 1400 dançarinos em seus grupos, distribuídos nas seguintes categorias: mirim, infantil, infanto juvenil, juvenil, adulto, casais e idosos.
Unidos pela cultura, seus integrantes trazem na bagagem, o gosto pela dança e a busca pelo conhecimento do legado dos nossos antepassados, além de cultivar a amizade e reunir pessoas oriundas de vários lugares... que encontram aqui uma família e em Chapecó um novo lar!
No brasão do grupo, temos alguns elementos importantes a destacar: As mãos dos Dançarinos - As mãos utilizadas de um dançarino e de uma dançarina unidas como na prática da dança, para representar o ideal no companheirismo e fraternidade, além de representar a própria dança alemã em si, que é o propósito do grupo.
Além das mãos, vê-se um campo com morros altos, representando o significado do nome do grupo. No mesmo cenário também temos duas araucárias, árvore típica da nossa região, também duplicada, como forma de representar a cooperação, companhia e a harmonia que há no grupo.
E nas laterais temos a planta Tojo, que tem flores e espinhos, é uma planta que está nos planaltos e montanhas, tem como características sendo uma planta que brota facilmente e se cria em arbustos. Os seus espinhos se tornam uma proteção, assim gerando um escudo.
O formato do escudo é uma elipse, pois assim tenha uma melhor harmonização dos elementos, e logo abaixo temos uma faixa com as cores da bandeira da Alemanha, sendo um elemento extremamente necessário para trazer a marca a uma referência germânica, indispensável devido ao propósito do grupo.
Foto
Área de Atuação Descrição da atividade
Cultura Popular Dança Folclorica Germanica
Dança Dança Folclorica Alemã