Artista

Nome Artístico
Celsinho Souza
Nome Civil
Celsinho Souza
E-mail
comunicacaocelsinho@gmail.com
Fone
49 9 8884-6140
Estado
Santa Catarina
Cidade
Chapecó
Site
@cantorcelsinhosouza
Certificado
Curriculum / Release
Celsinho Souza é cantor, compositor e músico com mais de 40 anos de carreira consolidada no Sul do país. Em um projeto solo de voz e violão, com repertório eclético, se apresenta em diversos eventos sociais e culturais em SC, PR, RS, MT, MS, SP e RJ. Em sua trajetória profissional inclui a fundação de banda baile existente até os dias de hoje, possui experiência em logística de shows e vendas para eventos musicais, e também como comunicador de rádio.

Celsinho Souza é um músico conhecido na região Oeste de Santa Catarina, com tempo de experiência de mais de 40 anos como artista. Sua trajetória cultural iniciou em 1984, aos 18 anos de idade, através de um programa voltado à música regional chamado Sul em Canto, promovido pela RBS TV.

Era um programa especial exibido nas manhãs de domingo, que reunia clipes com música produzidos pelas diferentes afiliadas da emissora no RS e SC. Embora não fosse um concurso, tinha forte foco em divulgar artistas locais.

Na época, Celsinho juntamente com alguns amigos tinha uma banda cover de rock e hardcore, chamada Alto Astral. Após estrear no programa Sul em Canto o grupo gravou um disco chamado Olhar de Fogo, se apresentaram durante anos em festivais, bares e eventos. O grupo se desfez com o tempo.

Após o encerramento da banda Alto Astral, a partir de 1900, Celsinho seguiu com a carreira solo. Em um repertório eclético, transitando entre MPB, pop rock, flashback e músicas autorais. O artista, desde então, se apresenta em espaços intimistas, como em aniversários e casamentos, em eventos sociais de formaturas, bailes, festivais e bares noturnos.

Celsinho consolidou sua carreira local com apresentações em diversas casas noturnas e bares temáticos tradicionais de Chapecó: DaCasa Pub, Tradição, Companhia do Chopp, Bokas, Porks, Steakhouse, Distrito Food Park, entre outros. O artista conquistou um púbilco abrangente na região Sul do país e também em outros estados, PR, RS, MT, MS, SP e RJ. Locais onde foi onde convidado a participar por buscar na música o conforto de suas memórias e raízes da vida no interior catarinense.

O artista chapecoense também construiu uma trajetória sólida participando de festivais de música autoral, com premiações e até mesmo compondo a mesa julgadora.

Em Blumenau (1987), conquistou o 3º lugar no Festival Universitário de Música. Já em Seara (1993), foi premiado com o 1º lugar por sua interpretação de uma canção da banda Roupa Nova.

Atuou como compositor no Festicampo, em Campos Novos (2002-2003), e como jurado nos festivais Encanta Chapecó (2005-2006) e em Santa Rosa de Lima (2009), avaliando interpretação e composição.

Celsinho é compositor de diversas músicas que obtiveram grande aceitação regional, tanto em versão solo quanto com a Banda Sabor do Som, banda baile local de Chapecó. Os destaques são:

- Como Pode Você Me Falar
- Caixa Postal
- Saudade de Você

Expandindo sua atuação para além do Oeste catarinense, realizou apresentações em Imbu (SP, 1999) para a comunidade sulista, e em Florianópolis (2001), com show acústico em uma formatura universitária de Direito. Em Xaxim (2013), marcou presença na primeira edição da festa regional Frango Beer. Possui uma vasta lista de apresentações tanto no Sul, quando no Sudeste do país, reconhecido especialmente por famílias tradicionais do interior catarinense que residem fora do estado e buscam mantem a conexão com as origens através da música.

Desde 1990, Celsinho vive somente da música em projetos solos e como vocalista em bandas baile de toda a região a Sul do país. Mais recentemente, em 2021, deu inicio ao formato acústico chamado Celsinho - Voz e Violão. O start desse projeto ocorreu no quadro Sextou com Música, no programa Ver Mais Oeste, na NDTV, chamando atenção da comunidade por sua versatilidade nos mais váriados estilos musicais.

Em 1993, fundou em Chapecó a Banda Sabor do Som, na qual atua como vocalista e empresário. Com dois álbuns gravados e participações em programas de TV, o conjunto se consolidou como banda baile na região Sul do Brasil. Em 2025, a o grupo comemorou 32 anos de trajetória no programa Ver Mais, da NDTV.

Em 2021, a pandemia do Covid-19 paralisou várias áreas, inclusive do setor artístico. Para manter-se conectado com o público e fazendo o que ama, assumiu os microfones da Rádio Efapi FM 105.1, contribuindo com sua vivência para promover a música local. Como apresentador, conduziu programas musicais e entrevistas, aproximando artistas da comunidade chapecoense.

Até 2024, possuía o Programa Hora da Banda, rodando sons de grupos regionais das 13h às 14h, e na sequência Hora do Sucesso, atendendo a pedidos dos ouvintes das 14h às 15h. Transformou as ondas do rádio em uma ponte com o público, mantendo viva sua relação com os fãs e ampliando seu papel de incentivador da arte e da música local.

Celsinho mantém-se como cantor e empresário. Segue firme conciliando seus projetos autorais com apresentações solo e integrando ao time de vocalistas da banda baile Sabor do Som.
Foto
Área de Atuação Descrição da atividade
Música Produtor
Música Cantor
Música Músico
Música Compositor
Produção Cultural Comunicador de Rádio