Artista

Nome Artístico
Rosa Maria Cominetti
Nome Civil
Rosa Maria Cominetti
E-mail
rosamc@unochapeco.edu.br
Fone
49999742820
Estado
Santa Catarina
Cidade
Chapecó
Site
Certificado
não possui
Curriculum / Release
Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), possui especialização em Literatura Brasileira e graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1988). Atualmente é professora efetiva - Gerência Regional de Educação e Inovação de Chapecó- SC e professora titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: contação de histórias, leitura, incentivo à leitura, formação do leitor e literatura. Coordena o grupo de extensão universitária de Contadores de História e as atividades do Literatório que tem como foco a formação de leitores de escolas públicas e privadas através de um trabalho com o professor e o aluno.
O Literatório é um projeto permanente de extensão voltado a leitura e literatura que se originou de pesquisas realizadas sobre: a leitura, a biblioteca, o livro e o leitor. Este projeto começou a ser implantado no início de 2003, sendo que sua inauguração ocorreu no dia 29 de abril do mesmo ano. Após oficialmente apresentado à comunidade acadêmica e com o plano de ação bem estruturado, o Literatório começou a receber escolas da comunidade chapecoense e da região para participarem do programa de leitura. Desde então os trabalhos no Literatório são permanentes com temas novos reelaborados a cada ano e com receptividade crescente junto às escolas e entidades de Chapecó e região.
Foto
Área de Atuação Descrição da atividade
Livro, leitura e literatura Formar leitores através do resgate da imaginação por meio da contação de histórias, assim como pelo resgate da cultura de nosso país através de mitos e lendas que compõem nosso imaginário popular. Esse trabalho visa atender a comunidade em geral, como por exemplo: crianças que estiverem na rua, crianças hospitalizadas, instituições de ensino em geral, professores e comunidade acadêmica. Pretende-se trazer a comunidade até a universidade e, também, levar a universidade até a comunidade.