Vem aí “BiblioBike: despertando novos leitores”


Projeto da BiblioBike aprovado pelo edital Aldir Blanc é inscrito na Lei Nacional de Incentivo à Cultura

A Bibliobike nasceu em 2015 com o propósito de incentivar o amor pelos livros. Desde então, foram inúmeras ações e diversos projetos realizados para cumprir essa missão.

Com a pandemia do coronavírus, muitas atividades precisaram ser adiadas e o encontro entre leitores e histórias foi uma delas. Mas enquanto isso, foi possível colocar a mão na massa na criação de novas propostas, como é o caso da “BiblioBike: despertando novos leitores”.

Segundo a idealizadora, Camila Miotto, a pesquisa para formatar essa nova proposta de intervenção foi realizada ao longo de 2021. “A criação de mais esta ação só foi possível por meio de edital promovido pela Secretaria de Cultura de Chapecó, com recursos da Lei Federal 14.017/2020, Aldir Blanc, no qual fomos aprovados”, destaca.

Em análise

Agora, o projeto contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 02/2020 - Aldir Blanc/Chapecó, na categoria de Pesquisa e desenvolvimento de projetos na modalidade individual, na linguagem de Livro, Leitura e Literatura, foi inscrito na Lei Nacional de Incentivo à Cultura e, caso aprovado, poderá captar recursos para sua execução em 2022. A proposta encontra-se em análise no sistema SALIC, da Secretaria Especial da Cultura.

Intervenção

“BiblioBike: despertando novos leitores” irá levar a biblioteca sobre rodas de bicicleta com um acervo de mais de 300 livros para 15 escolas públicas de Chapecó. “Serão 120 intervenções literárias, que irão promover o acesso ao livro e incentivar a leitura através dos momentos de mediação de leitura e contação de histórias”, destaca a criadora do projeto.

Conheça a BiblioBike

A biblioteca itinerante surgiu com o objetivo de aproximar a literatura das pessoas, levando uma intervenção literária, com livros, contação de histórias e leituras mediadas para onde o povo está.

O acervo da BiblioBike é composto, em grande parte, por livros ilustrados, com alguns títulos também em braile, para contemplar crianças com deficiência visual. Tem ainda livros de contos, crônicas e poesia: para todos os gostos e necessidades.

Acompanhe o trabalho do projeto pelo site www.bibliobike.com.br e pelas redes sociais @bibliobike.

Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS