Efapi 2017 terá prova Credenciadora ao Freio de Ouro para cavalos crioulos

Entre as diversas atrações da Efapi 2017 50 ANOS – Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó – no período de 6 a 15 de outubro, estão a prova Credenciadora ao Freio de Ouro e a Exposição Morfológica em homenagem ao Centenário do Município, organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Oeste Catarinense (NCCCOC).

A entrada dos animais no parque de Exposições Tancredo Neves está programada para os dias 3, 4, 5 e 6 de outubro. No dia 6 de outubro (sexta-feira), as 7 horas da manhã, iniciam a admissão na Credenciadora e, às 8 horas, a avaliação de morfologia. O início da Credenciadora está programado para as 9 horas.

No dia 7 de outubro (sábado) reinicia as 9 horas da manhã a Credenciadora com avaliação a campo e em mangueiras. No dia 8 (domingo) será disputada a fase final a partir das 9 horas, com paleteada às 14 horas e campereada às 15 horas.

As provas de cavalos crioulos contarão com mais de 50 conjuntos oriundos de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Os animais valem, no mercado, de R$ 25 mil a mais de R$ 100 mil reais.

O presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Oeste Catarinense (NCCCOC) Fabio Fávero observa que Chapecó é um polo extremamente representativo no mundo do cavalo crioulo, tendo animais criados no município e competindo na Expointer (Esteio/RS), considerado maior palco brasileiro do cavalo crioulo. Realça que o cavalo crioulo possui uma infinita possibilidade de uso em cavalgadas, rodeios, campereadas, paleteadas, freio de ouro, morfologia, lazer e trabalho a campo.

Fávero expõe que o Núcleo de Chapecó registra contínuo crescimento nacional e, nesse ano, realizou a melhor classificatória ao Freio de Ouro 2017 de todo Brasil “graças ao apoio da Administração Municipal e infraestrutura disponível no parque de exposições”. Em razão do sucesso da classificatória realizada nesse ano, transmitida ao vivo pelo Canal Rural, a expectativa é grande para o novo evento na EFAPI 2017.

Com o apoio de recursos do Município, o Núcleo providenciará as condições ideais para as provas. Para isso, promovera a contratação e aluguel de gado (150 cabeças) para realização da Credenciadora. Também contratará o trio de jurados, o médico veterinário e responsável técnico, dez pessoas de apoio na pista de competição, empresas para confecção de troféus e escarapelas, frete para o transporte do gado e, também, o técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)

EXPRESSÃO

Considerada a maior festa, exposição e feira multissetorial do sul do Brasil, aEFAPI 2017 está programada para o período de 6 a 15 de outubro, no Parque de Exposições Tancredo Neves. É promovida pela Prefeitura Municipal e entidades empresariais. Participarão cerca de 400 expositores (todos os espaços estão vendidos). Os negócios fechados e prospectados devem atingir 150 milhões de reais.