As modalidades coletivas de Chapecó, com poucas exceções, já conhecem os adversários que terão na fase classificação dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, cuja 31ª edição será em Curitibanos, de 16 a 28 de julho. Chapecó irá disputar 14 modalidades com 25 equipes nos naipes masculino e feminino.
Na edição anterior Chapecó terminou na quarta colocação geral, com dois troféus conquistados pelo futebol e futsal, ambos no feminino. No campo Chapecó irá estrear em busca do bi diante da equipe de Lages, dia 18, e depois, enfrenta Camboriú e Sul Brasil. No futsal, a estreia será diante da equipe de Nova Erechim, depois enfrenta Rio do Sul e termina a fase de classificação contra São José.
O basquete feminino ficou em quarto em 2017 e pode melhorar em 2018. A sequência será Florianópolis, Itajaí e Joinville, adversários tradicionais na modalidade. Terceiro colocado o vôlei masculino inicia contra Sombrio, depois Vargem Bonita e Santo Amaro da Imperatriz.
O futsal masculino mais uma vez está fora dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, mas o futebol que foi excluído ano passado está de volta. Representado pela Chapecoense o futebol é outra expectativa de pódio e de boa pontuação para Chapecó.