Evento busca aproximar as cadeias de turismo e tecnologia para impulsionar o desenvolvimento turístico no Estado
Debater as tendências da área de turismo e aproximar as cadeias de valor do segmento e da tecnologia no oeste catarinense. Este é o foco do seminário Destino Turístico Inteligente na Prática etapa Chapecó e Região, programado para a segunda-feira (23), das 14 horas às 17h30, no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó.
A iniciativa é da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina) e Sebrae/SC (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina). A realização regional conta com parceria da Prefeitura Municipal de Chapecó e Instância de Governança Grande Oeste. O apoio estratégico é da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) e Deatec (Associação Polo Tecnológico Oeste Catarinense), além da parceria do Convention & Visitors Bureau de Chapecó e Região e de Concórdia, Instâncias de Governança Vale das Águas, Caminho da Fronteira, Vale do Contestado, Águas do Oeste Catarinense, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Chapecó (Sihrbasc) e o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom).
O evento visa atender as demandas dos empresários em relação ao fator estruturante de inovação e empreendedorismo, ou seja, a aproximação das cadeias de turismo e tecnologia para geração de oportunidades de novos negócios. Tudo isso, com valorização de soluções regionais e, consequentemente, a contribuição para o desenvolvimento da atividade econômica do turismo pautada nos pilares de destino inteligente.
O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, realça que os potenciais turísticos da região vêm conquistando espaço nos últimos anos e que o território tem condições de evoluir. O aproveitamento de potenciais locais, tecnologia, sustentabilidade e governança são alguns dos aspectos importantes do destino turístico inteligente. Sem dúvidas, com estes fatores e o espírito de associativismo presente aqui, será possível aliar atrativos de cada cidade de forma organizada, criar e fortalecer alternativas aos turistas, fortalecendo o segmento na região.
A programação contempla palestras sobre o conceito de destinos turísticos inteligentes, além de apresentar cases de sucesso em que eles foram aplicados. O evento é uma ação do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense PDIC2022 Rotas Estratégicas Setoriais para a Indústria Catarinense Turismo, realizado pela Fiesc, Fecomércio e Sebrae/SC. Ao promover esse seminário, as instituições também buscam criar uma aproximação entre as cadeias de turismo e tecnologia para geração de oportunidades de novos negócios com valorização de soluções locais. Em Santa Catarina, o turismo é responsável por mais de 10% da geração de riquezas do Estado e tem grande potencial de crescimento e de dinamização da economia.
As inscrições são gratuitas. Informações pelo telefone (49) 3330 2800.
Programação:
14h00 às 14h30 Abertura oficial
14h30 às 15h15 Apresentação de cases regionais de turismo
15h20 às 15h45 Destino Turístico Inteligente na Prática (Carlos Cappelini)
15h45 às 16h00 Intervalo
16h00 às 17h30 Dinâmica de Fishbowl (Mário Augusto São Thiago)
(Com informações da MB Comunicação).