Seminário debate o desenvolvimento turístico inteligente no oeste catarinense

Evento busca aproximar as cadeias de turismo e tecnologia para impulsionar o desenvolvimento turístico no Estado

Debater as tendências da área de turismo e aproximar as cadeias de valor do segmento e da tecnologia no oeste catarinense. Este é o foco do seminário “Destino Turístico Inteligente na Prática – etapa Chapecó e Região”, programado para a segunda-feira (23), das 14 horas às 17h30, no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó.

A iniciativa é da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina) e Sebrae/SC (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina). A realização regional conta com parceria da Prefeitura Municipal de Chapecó e Instância de Governança Grande Oeste. O apoio estratégico é da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) e Deatec (Associação Polo Tecnológico Oeste Catarinense), além da parceria do Convention & Visitors Bureau de Chapecó e Região e de Concórdia, Instâncias de Governança Vale das Águas, Caminho da Fronteira, Vale do Contestado, Águas do Oeste Catarinense, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Chapecó (Sihrbasc) e o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom).

O evento visa atender as demandas dos empresários em relação ao fator estruturante de inovação e empreendedorismo, ou seja, a aproximação das cadeias de turismo e tecnologia para geração de oportunidades de novos negócios. Tudo isso, com valorização de soluções regionais e, consequentemente, a contribuição para o desenvolvimento da atividade econômica do turismo pautada nos pilares de destino inteligente.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, realça que os potenciais turísticos da região vêm conquistando espaço nos últimos anos e que o território tem condições de evoluir. “O aproveitamento de potenciais locais, tecnologia, sustentabilidade e governança são alguns dos aspectos importantes do destino turístico inteligente. Sem dúvidas, com estes fatores e o espírito de associativismo presente aqui, será possível aliar atrativos de cada cidade de forma organizada, criar e fortalecer alternativas aos turistas, fortalecendo o segmento na região”.

A programação contempla palestras sobre o conceito de destinos turísticos inteligentes, além de apresentar cases de sucesso em que eles foram aplicados. O evento é uma ação do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense – PDIC2022 – Rotas Estratégicas Setoriais para a Indústria Catarinense – Turismo, realizado pela Fiesc, Fecomércio e Sebrae/SC. Ao promover esse seminário, as instituições também buscam criar uma aproximação entre as cadeias de turismo e tecnologia para geração de oportunidades de novos negócios com valorização de soluções locais. Em Santa Catarina, o turismo é responsável por mais de 10% da geração de riquezas do Estado e tem grande potencial de crescimento e de dinamização da economia.

As inscrições são gratuitas. Informações pelo telefone (49) 3330 2800.

Programação:

14h00 às 14h30 – Abertura oficial

14h30 às 15h15 – Apresentação de cases regionais de turismo

15h20 às 15h45 – Destino Turístico Inteligente na Prática (Carlos Cappelini)

15h45 às 16h00 – Intervalo

16h00 às 17h30 – Dinâmica de Fishbowl (Mário Augusto São Thiago)

(Com informações da MB Comunicação).