O Grupo de Estudos Territoriar: os espaços que a educação infantil habita, organizado pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação, iniciou suas atividades em abril de 2023, tendo sua programação retomada nesta terça-feira (25), no Auditório da SEDUC.
Esta é a 3ª edição do grupo de estudos, do qual participam professores de diversas áreas do conhecimento, entre elas arte, língua inglesa, pedagogia e educação física; além de vice-gestores, apoios pedagógicos e gestores escolares. Os encontros são quinzenais, às terças-feiras, entre 17h30min e 19h.
O objetivo dos momentos é promover a formação continuada dos professores, o diálogo sobre contextos de aprendizagem das crianças, concepções de infância e crianças, planejamento e avaliação na Educação Infantil, a fim de potencializar as reflexões e práticas cotidianas.
Eliane Bellei Aumondi, gestora do Centro de Educação Infantil Municipal Professora Juliana Sive Pommerening, está participando pela terceira vez e comentou sobre os aprendizados ao longo desse tempo. Nós viemos aqui para partilhar experiências, buscar ideias e pensar soluções para situações que se apresentam no nosso cotidiano no CEIM, a fim de poder auxiliar os professores em suas dificuldades.
Já a professora de Educação Física, Cleneide Picinin Webler, do CEIM Projeto Minha Gente, contou o porquê se inscreveu no grupo. Fiz minha inscrição para participar destas trocas de conhecimentos e experiências. Pretendo aprender com os colegas e também compartilhar as minhas vivências ao longo desses anos para auxiliar nas demandas deles, disse.
A Secretaria de Educação, Astrit Tozzo, reforçou a importância do diálogo e da troca de experiência entre os profissionais da educação. O grupo de estudos proporciona diálogos entre profissionais das mais diversas áreas e funções, permitindo que reflitam sobre aspectos importantes da Educação Infantil, pensando na criança como centro do processo da própria aprendizagem, salientou.