Casa do Professor: Atenção e cuidado com os profissionais chapecoenses

Um local especial que tem olhar cuidadoso e amoroso com o professor chapecoense, que visa valorizar o profissional e seu trabalho. Assim é a Casa do Professor, que iniciou suas atividades em 2016 e é uma iniciativa da Administração Municipal de Chapecó, vinculada a Secretaria Municipal de Educação, atuando no desenvolvimento integral, na saúde e no bem dos professores, bem como na formação humana e profissional.

A Casa do Professor está localizada na Rua Osvaldo Cruz, 1556- E, no Bairro São Cristóvão. De acordo com Margarete Tironi, coordenadora de projetos da Casa do Professor, o principal objetivo do serviço é promover a resiliência entre os professores, para que possam responder aos desafios e dificuldades decorrentes da sua profissão neste momento histórico-social, oferecendo um espaço diversificado no qual o professor possa escolher uma atividade física e/ou terapêutica que sirva como um meio de motivação, harmonização e equilíbrio pessoal. Além disso, ela explica que o espaço visa proporcionar um espaço acolhedor e agradável que promova as relações interpessoais, possibilite o encontro entre colegas e amigos, desenvolvendo a convivência, a troca de experiência, partilhando saberes e significados. “O dia a dia na escola é bastante movimentado e cheio de atividades e o professor não tem tempo para cuidar de si mesmo. A Casa do Professor é um local para que eles parem um instante, olhem para si mesmo e cuidem de si, queremos estimular para que o professor cuide de si mesmo”, destacou.

Margarete explica que as atividades e oficinas oferecidas pela Casa do Professor estão dividas em quatro blocos: Formações (música na educação, contação de histórias, língua e cultura italiana e inglesa); Atividades Físicas (CPA - Correção Postural e Alongamento, yoga, pilates e dança livre); Atividades Artísticas (violão, teatro e arteterapia); Terapias Integrativas individuais (auriculoterapia, barras de access, reiki, shiatsu, acupuntura, alinhamento articular e massagem terapêutica). “Os professores interessados em participar das oficinas de prática semanal, devem ser professores da Rede Municipal de Ensino”, enfatizou. Ela esclarece ainda que na Casa do Professor, eles receberão atendimento e cuidados de profissionais preparados e capacitados para trabalhar na promoção e prevenção da saúde sempre inovando nas atividades e buscando o bem estar físico e psíquico dos professores. Os horários de atendimentos são variados, para que os professores possam associar as atividades do dia a dia nas escolas com o atendimento da Casa do Professor.