Na quarta-feira, 02 de abril, é Dia Mundial do Autismo, e para conscientizar os estudantes e a comunidade sobre o tema, escolas e centros de educação infantil municipais realizaram diversas ações em Chapecó. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007, com a intenção de levar informação à população e reduzir a discriminação e o preconceito em relação aos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista.
As atividades envolveram alunos e professores que foram incentivados a usar uma peça de roupa azul, pois a cor simboliza o autismo. Também foram propostos caminhos sensoriais, diálogos, vídeos explicativos e exposição dos trabalhos realizados.
A professora Cheila Babinski Stella, da Sala de Recursos Multifuncionais, da EBM Clara Urmann Rosa, explicou que foram desenvolvidas ações em conjunto com todos os professores ao longo dos dias que antecederam o Dia Mundial do Autismo. Nós elaboramos panfletos informativos, fizemos pulseiras usando as cores do Autismo e estamos montando murais com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o tema. O espaço escolar é repleto de diversidade e todas as diferenças nele presentes merecem ser respeitadas, afirmou.
Os estudantes do 3º ano, da EBM Clara Urmann Rosa, Clodoaldo de Jesus Silva e Maria Elisa Bosa Zonin, comentaram sobre o que aprenderam com as atividades desenvolvidas. Eu aprendi que o Autista é uma pessoa como qualquer outra, tem direitos e merece ser respeitada, disse Clodoaldo. Nós fizemos várias atividades com o objetivo de aprender sobre o tema e levar uma mensagem sobre a importância do respeito com os colegas que têm autismo, completou Maria.
Para a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, desenvolver ações de conscientização sobre a data é de suma importância. O desenvolvimento integral dos nossos estudantes acontece por meio do envolvimento deles em atividades como essas realizadas em alusão ao Dia Mundial do Autismo, que promovem o respeito às diferenças e o cultivo do afeto e da empatia, afirmou.
Se você deseja entender um pouco mais sobre o tema, acesse a minissérie Caminhos do Autismo, produzida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do canal no Youtube, Educa Chapecó Play. Clique no link a seguir e tenha acesso a todos os episódios: