Sala do empreendedor registra 5 mil atendimentos no primeiro semestre

Quer abrir a sua empresa ou formalizar o seu negócio? Chapecó conta com um espaço exclusivo de atendimento: a Sala do Empreendedor. O serviço atende o contribuinte em diversas questões relacionadas a sua empresa, desde a constituição até a liberação do alvará, incluindo esclarecimento de dúvidas e informações.

Desde maio deste ano, as ações foram centralizadas no espaço. Antigamente só atendia o Microempreendedor Individual, agora atende todas as empresas. O que antes era moroso e passaria por diferentes setores, Secretarias e localizações, hoje funciona com atendimento unificado. “O contribuinte encontra em um único espaço as orientações sobre a liberação do alvará, a documentação necessária, como funciona a fiscalização e a liberação. Esta ação desburocratiza o sistema de abertura de empresas em nossa cidade, poupa tempo e facilita a vida do cidadão”, enfatiza o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Sander, a avaliação deste tempo de unificação das atividades é muita positiva. “Temos sentido um aumento positivo, tanto pela centralização do atendimento aqui no Centro de Eventos, quanto pelas parcerias incorporadas a esse projeto, como o Setor de Tributos, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Vigilância Sanitária, além dos profissionais técnicos que estão aprimorando seu conhecimento e atendimento, com orientação, assessoria e consultoria do Sebrae” disse Sander. O Secretário enfatiza ainda que a Sala do Empreendedor não faz o papel do contabilista ou do advogado sendo que orientações específicas devem ser realizadas por esses profissionais.

De acordo com os registros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet), neste primeiro semestre de 2018 a Sala protocolou mais de 5 mil atendimentos. Destes, cerca de 1.300 foram de Microempreendedores Individuais.

“Vemos uma pré-disposição das pessoas, um interesse em montar, regulamentar e legalizar o seu negócio. Pensando na organização da sua empresa, mas pensando também no seu futuro, em garantir uma aposentadoria. Sabemos que temos que melhorar muito, mas esse é um passo muito grande e importante que foi dado pela Administração Municipal e queremos no futuro centralizar ainda mais serviços em sintonia com outros órgãos, estaduais e até federais”, finaliza.

Para acessar os serviços disponíveis basta ir à sede da Sala do Empreendedor, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, junto ao Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, na Rua Assis Brasil, 20D.