Background

Notícias

Cinema na escola: Filmes trazem conhecimentos aos pequenos

Compartilhar

Com a evolução da tecnologia e com a facilidade do acesso a esses materiais tecnológicos, a criança está tendo cada vez mais autonomia para assistir filmes, com diferentes conteúdos. No Centro de Educação Infantil Municipal Nova Vida do Distrito de Marechal Bormann as crianças demonstram prazer e entusiasmo nos momentos reservados para filmes infantis, porém, é necessário que esses momentos de descontração possam promover além de prazer o conhecimento.

Os filmes proporcionam espaços de observação, discussão e interação entre as crianças contribuindo assim para despertar a atenção deles à medida que traz, de modo diferenciado, conteúdos necessários, apresentados por uma linguagem interativa. Foi este o projeto desenvolvido pelo Ceim com crianças de 4 a 5 anos do pré-escolar. O objetivo do projeto é aprender de forma lúdica a interagir no mundo do cinema, para perceber, refletir e avaliar as informações que lhes são passadas no momento em que assistem um filme ou um desenho animado. Além de muita conversa os alunos conheceram as diferentes expressões faciais desenvolvendo assim o gosto pela leitura de imagens, fotografias, desenhos e filmes oferecidos a eles.

Além disso, também dramatizaram situações do cotidiano e narrativas, desenvolvendo a linguagem oral e corporal, despertando a criatividade e gosto pela arte de representar e a arte cinematográfica. Para encerrar o projeto, a professora produziu um filme de curta metragem com as crianças, onde eles construíram suas próprias roupas para encenação e também os ingressos e dinheiro, para que as crianças pudessem através do faz de conta comprar seu ingresso no dia do cinema. A sala de cinema na escola ficou cheia de olhinhos ansiosos para ver o filme e foi sem dúvida uma tarde diferente.

A aluna Camile Naduk, de 05 anos, do pré-escolar vespertino, disse que adorou o filme da “Chapeuzinho Vermelho” e gostou de participar e encenar. “Eu amei tudo, desde quando a professora filmou a gente, quando fomos ao cinema lá no shopping, hoje eu fui a vendedora de pipocas e precisava pegar o dinheirinho dos amigos,ninguém podia entrar sem comprar a pipoca e o ingresso”, comentou. Já a aluna Milena Fidelis, de 06 anos do pré-escolar, contou que já assistiu diversos filmes. “Mas o que eu mais gostei foi a história da Rúbia. Eu era uma personagem, a mãe. A Rúbia era uma menina que recebia pouca atenção da mãe e do pai dela, até que um dia ficou doente e viu que ganhava mais atenção daí começou mentir só pra ganhar carinho. Aprendi que não podemos mentir e que os pais precisam dar atenção e carinho”, contou.

A professora Claudineia da Silva comentou que no currículo da Educação Infantil está para ser trabalhado a Arte Cinematográfica e como as crianças gostam muito de assistir desenhos e filmes, surgiu a ideia de elaborar este projeto para junto com elas desenvolver o hábito de observar os filmes e perceber qual mensagem está passando. “Claro que elas sendo crianças necessitam de estímulos dos familiares e da escola para perceberem se o que estão assistindo é próprio ou não para eles”, explicou. Já para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, os filmes fazem parte da vida das crianças, e mesmo de forma lúdica é possível agregar muito conhecimento. “Os filmes podem ser bons instrumentos de trabalho porque abordam questões comportamentais, culturais e sociais de uma forma lúdica”, finalizou.