As turmas de maternal, do Centro de Educação Infantil Municipal Juliana Sive Pommerening participaram de uma oficina musical, com a presença de instrumentos musicais e de membros de uma banda.
A atividade foi elaborada pelas professoras regentes em conjunto com a equipe gestora. A professora Débora de Azevedo, que coordenou a ação, explicou como surgiu a ideia. Certo dia, algumas crianças em sala, utilizaram objetos variados e montaram uma bateria, a partir disso, os demais colegas da turma e de outras turmas também ficaram curiosos para saber sobre outros instrumentos e aprender sobre música, disse a professora.
Além disso, outras atividades foram realizadas desde o início do projeto, como confecção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, contato com instrumentos reais que as famílias e professoras providenciaram, bem como, a presença da banda IntegraSom, da Universidade Federal da Fronteira Sul, que colaborou trazendo instrumentos utilizados por eles nas apresentações artísticas.
A presença da banda mostrando às crianças os instrumentos e sons produzidos foi muito significativa, pois a música está na nossa vida desde a infância, e é importante para o desenvolvimento da fala, da coordenação motora, em tudo a música contribui porque está inserida em nosso cotidiano, completou a professora.
Anderson Funai, coordenador do Projeto IntegraSom, contou como surgiu a iniciativa e a parceria com o centro de educação infantil municipal para desenvolver a atividade. O IntegraSom é um projeto de cultura que foi iniciado em 2022, na universidade. Em 2024, um dos integrantes da banda fez estágio aqui no espaço educativo e conversou com as professoras e gestoras e apresentou a iniciativa. Desde então, nós colaboramos em várias atividades relacionadas à música que são desenvolvidas aqui no CEIM e na comunidade, disse ele.
A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, elogiou a iniciativa das professoras. Trabalhar com a música na Educação Infantil é uma excelente forma de despertar a curiosidade na infância, aprimorar as habilidades motoras e de linguagem e, sobretudo estimular o desenvolvimento integral das crianças, garantindo os seus direitos de aprendizagem nos aspectos sociais, emocionais, cognitivos e culturais, explicou Astrit.