Background

Notícias

XXV Semana Cultural Kaingang e Guarani Fennó vive acontece em Chapecó

Compartilhar

Ao longo desta semana está sendo realizada a XXV Semana Cultural Kaingang e Guarani “Fen’nó vive”, no Território Indígena Toldo Chimbangue. A mostra cultural acontece na Escola Estadual Fen’nó, onde estão sendo apresentadas as diversas ações desenvolvidas pelos estudantes da própria escola e pelas crianças do CEIM Toldo Chimbangue. Entre as atividades, destaque para os murais com a história de sujeitos que contribuíram para a preservação e disseminação da cultura Kaingang e Guarani, artesanatos feitos pela comunidade indígena, exposição de chás e comidas típicas, jogos, entre outros.

As escolas municipais estão prestigiando o evento, entre elas, a EBM Clara Urmann Rosa, que organizou uma visita para os alunos observarem na prática o que haviam estudado em sala de aula, conforme relatou a professora regente da turma de 3º ano, Julia Pacheco dos Santos. “Em sala, a gente fez a introdução da cultura indígena para a turma, principalmente, no que diz respeito aos povos indígenas que temos nas aldeias aqui de Chapecó. Trabalhamos um pouco sobre os hábitos indígenas que adotamos no nosso cotidiano e, na visita de hoje, as crianças puderam observá-los de perto e aprender mais sobre”, explicou Julia.

Emanuela Rodrigues Ferreira e Helena Tavares Schneider, da turma de 3º ano da EBM Clara Urmann Rosa, relataram suas impressões sobre a visita. “Em sala de aula, a professora explicou sobre os hábitos que temos na nossa cultura e que são de tradição indígena e hoje, eu pude observar alguns deles como o hábito de tomar banho todos os dias e de tomar chimarrão”, disse Emanuela. Para Helena, o mais interessante foram as histórias das mulheres indígenas. “Eu li sobre as mulheres indígenas guardiãs da história e resistência e gostei muito. A história da Rosane da Silva é emocionante, pois ela sofreu muito e apesar disso, não parou de lutar pela terra dela e por sua cultura”, completou Helena.

A estudante do 4º ano, Yasmin Vitória Melo Terebinto, também relatou sua experiência durante a visitação. “Está sendo muito legal conhecer a cultura Kaingang e Guarani, estou gostando bastante. Os desenhos são bonitos, fiquei encantada. Além disso, também pude aprender sobre a constelação indígena, as plantas e as histórias desses povos”, comentou.

A Secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo, destacou a importância da troca de experiencias entre as culturas. “A convivência entre as diferentes culturas traz um aprendizado enorme para todos os envolvidos. Que essas ações e tudo o que a Semana Cultural simboliza sirvam para fortalecer o reconhecimento e o respeito pelos povos indígenas em todos os momentos”, disse.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
Chape

Olá! Sou o Chape, o assistente virtual de Chapecó. Como posso ajudar?