A Prefeitura de Chapecó apresentou na manhã desta terça-feira parte da frota de ambulância que foi renovada nos últimos meses. Das oito ambulâncias e duas vans usadas para o transporte de pacientes, cinco são novas, fruto de licitação ocorrida no final do ano passado, e que passaram pela caracterização com as cores e a bandeira do município. Uma das novidades é uma van maior, com maca maior, que será destinada para o transporte de obesos.
Chapecó é uma das poucas cidades de Santa Catarina que conta com um veículo para transporte de obesos, num investimento de R$ 350 mil. Temos pacientes com 170kg, 200kg ou mais que necessitavam de transporte e nas outras ambulâncias ficavam desconfortáveis. O investimento total é de quase R$ 2 milhões, para atender o cidadão chapecoense, disse o prefeito.
Ele citou que Chapecó também criou o programa Vida Plena, que proporcionou 30 cirurgias bariátricas para pacientes com obesidade mórbida.
O secretário de Saúde do município, João Lenz, destacou que a população obesa tem crescido no Brasil e que somente em Chapecó cerca de mil pessoas estão em tratamento. Lenz disse que os veículos novos poderão atender pacientes que estão acamados e precisam ser transportados para hospitais, unidades de saúde. Também serve para outras demandas de pacientes dentro do municípios e também para outras cidades e estados, quando há necessidade de serviços especializados que não existem no município.