eNos dias 23 e 24 de abril, os integrantes do Comitê Municipal de Segurança nas Escolas de Chapecó promoveram uma formação para as comissões escolares das instituições de ensino municipais, estaduais, particulares e universidades. O objetivo foi auxiliar na elaboração dos Planos de Contingência relacionados as situações de risco iminente à vida no ambiente educativo. O encontro ocorreu na sala Welcy Canals, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.
No primeiro dia, as orientações aos participantes ficaram sob a responsabilidade de representantes da polícia civil, polícia militar, guarda municipal, saúde, assistência social e defesa civil. Para o segundo momento, houve a participação do Comitê de Escuta Especializada e novamente a presença da defesa civil e da guarda municipal. Todas as orientações tiveram como foco a prevenção, a proteção e a resposta correta a cada ação tipificada pelos palestrantes.
Paola Clein, vice-gestora do Centro de Educação Infantil Municipal Maria Helena Alves Chagas, que participou da capacitação, comentou que o momento foi essencial diante das demandas relacionadas à segurança no ambiente escolar. Os formadores trataram das bases legais e aparato técnico e prático no exercício de suas funções, enfatizaram que o trabalho precisa ser conjunto com ações preventivas e também emergenciais em casos de ataques, como o Protocolo FEL (fugir, esconder, lutar). Foi muito esclarecedor, disse.
A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, enfatizou a relevância do Plano de Contingência e do próprio Comitê de Segurança nas Escolas. Nossos profissionais precisam estar preparados e capacitados para construir um Plano de Contingência que seja eficaz e capaz de nortear ações rápidas em caso de situação de risco nas instituições, seja de ordem natural, tecnológica ou social, afirmou.