Background

Notícias

Crianças da pré-escola do CEIM Ciranda da Criança exploraram o "Mundo dos Besouros"

Compartilhar

As crianças de pré-escola, do Centro de Educação Infantil Municipal Ciranda da Criança, participaram de uma exploração sobre o mundo dos besouros, organizada no pátio do CEIM, onde puderam identificar todo o processo de transformação desses insetos, desde o nascimento até a fase adulta.

O projeto "O Mundo dos Besouros" visou explorar a diversidade, a importância e a presença desses pequenos seres no nosso ambiente. Os besouros, muitas vezes ignorados ou vistos apenas como insetos comuns, desempenham papéis essenciais na natureza, como a polinização, a reciclagem de matéria orgânica e o equilíbrio ecológico.

A atividade foi elaborada pelas professoras Laís Tainara Klagenberg e Roselene Ribeiro Morás em conjunto com a equipe gestora. A professora Laís explicou como surgiu a ideia. “Certo dia, estávamos no parque e as crianças acharam um besouro. Desde então, começaram a fazer perguntas sobre o ciclo de vida deles, alimentação e função na natureza. A partir disso, a professora Roselene e eu decidimos investigar junto com a turma sobre o tema para sanar as dúvidas”, disse a professora.

Ruth Ogeangie Aldois participou da atividade e disse que a parte favorita dela foi ver os besouros. “Aprendi que os besouros comem pão, folhas e flores. Eles nascem dos ovinhos, se transformam em larvas, viram pupa e, por fim, se transformam em besouros. Esses animais são muito bons para a nossa natureza. Gostei muito de ver eles de perto”, comentou ela.

Além da oportunidade de observar os diferentes estágios de vida do besouro utilizando lupas, as crianças puderam distinguir por meio de figuras e dos próprios animais, que foram coletados, com a ajuda das professoras e das famílias, as principais espécies presentes na nossa região e, por fim, foram convidadas a desenhar o que aprenderam em telas dispostas ao longo do parque.

A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, elogiou a iniciativa das professoras. “Esta ação se estende para além do estudo teórico, é uma experiência de conexão direta das crianças com a natureza, contribuindo para despertar nelas um olhar respeitoso para o ecossistema e inspirá-las a cuidar do meio ambiente e da comunidade em que estão inseridas”, explicou Astrit.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
Chape

Olá! Sou o Chape, o assistente virtual de Chapecó. Como posso ajudar?