A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura, realizou na noite de quarta-feira (23) a premiação do Desafio Literário, na Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella. Os vencedores receberam um certificado e um presente.
Na categoria infanto-juvenil (até 16 anos) a vencedora foi Maria Laura de Oliveira, com o texto O vazio da minha vida. Em segundo ficou Sofia da Rocha, com O livro. Em terceiro, Arthur H. Paggi da Silva, com Lin, a marmota espadachin. Foram 21 inscrições nessa categoria.
Na categoria Geral (acima de 17 anos), a vencedora foi Alais Maria Balena, com o texto Versos da minha vida. Em segundo ficou Eloise Regina G. Cardoso, com Entre cheias e esperas. A terceira colocada foi Carolaine Oliveira Santos, com o texto Eu encontrei. Nessa categoria foram 18 inscritos.
Estiveram presentes os premiados, familiares e também escritores do Clube dos Autores de Quinta - Sintia Brum, Glenda Brum de Oliveira e Leonardo Pelizzaro Santos - que avaliaram as produções textuais dos inscritos.
De acordo com a bibliotecária e coordenadora da Biblioteca Municipal, Caroline Miotto Pecini, o Desafio Literário nasceu de uma reunião de equipe pensando em como comemorar o Dia Internacional do Livro, celebrado dia 23 de abril.
Como nunca tínhamos feito um evento neste formato, entendemos que seria uma boa ideia convidar e incentivar o público para exercitar a escrita, aproximando e estimulando o contato com escritores publicados da nossa cidade. Foi muito interessante ver a participação do público nesta atividade, apesar do pouco tempo de divulgação e período de produção textual. Foram muitos textos incríveis, cheios de criatividade, disse a coordenadora.