As inovações da Prefeitura de Chapecó na gestão municipal foram apresentadas na tarde desta quarta-feira (20), pelo prefeito João Rodrigues, em palestra no Summit Cidades, que está sendo realizado no CentroSul, em Florianópolis. Ele falou dentro do tema Política e Governança.
Nós estamos adotando medidas de modernização e inovação na nossa gestão, unindo as startups, buscando boas ideias que possam contribuir com a Administração e gestão, inovando para melhorar a vida das pessoas. Na Educação nós já implantamos o pensamento computacional, compramos sete mil chromebooks e inauguramos a escola Cívica de Inovação e Tecnologia Eli Maria Bellani. Colocamos internet gratuita na Praça Coronel Bertaso. Desburocratizamos processos com autoatendimento on line. E temos uma diretoria de modernização que está trabalhando para melhorar nossos serviços, disse Rodrigues.
Uma outra ação foi a criação dos Centros Tecnológicos de Inovação, Educação e Esporte, também chamados de Centros Multiuso. Já estão funcionando duas dessas estruturas, nos bairros Esplanada e Efapi, com prédio e salas de aula para oficinas de artes, música e o projeto Mentes Digitais Geração Desbravalley, com aulas de robótica e tecnologia. Nesses locais também tem campos de grama sintética, para escolinhas. O espaço é utilizado pelos alunos no contraturno escolar e também compartilhado com a comunidade, que utiliza o espaço à noite e finais de semana. Outro Centro Multiuso está sendo construído no bairro Santo Antônio e uma quarta unidade será na região Norte.
A Cidade do Idoso é outra política pública de destaque. O espaço oferece aulas de hidroginástica; dança, musculação; pilates; informática e biblioteca. Além disso, oferece atendimento médico especializado, atividades físicas e almoço diário para os participantes. Outra novidade é o projeto Mentes Digitais 60+, com aulas sobre como utilizar melhor as novas tecnologias. Os interessados em participar, podem conversar com a equipe diretamente na Cidade do Idoso. Precisa ter mais de 60 anos e levar a documentação pessoal e comprovante de endereço. A formatura da primeira turma, com 77 idosos, será nesta quinta-feira.
Chapecó também foi uma das cidades pioneiras em políticas públicas para moradores de rua, dentro do Programa Mão Amiga, onde já foram atendidas mais de quinhentas pessoas, em clínicas de desintoxicação e comunidades terapêuticas. Recentemente foi inaugurada a unidade Acolher Amigo, com alojamento para cerca de 150 pessoas, onde são oferecidas oficinas profissionalizantes.
Na área de segurança foram adquiridos equipamentos modernos como o Cyber Dog e drone.
Concurso para mais 40 policiais municipais
Durante o Summit Cidades o prefeito João Rodrigues também assinou contrato com a FEPESE, para a realização do Concurso da Polícia Municipal. O edital deverá ser lançado nas próximas semanas, para 40 novas vagas.