No CEIM Pequeno Pensador, as crianças da pré-escola estão investigando o que são pedras preciosas e de onde elas vêm, explorando também a formação das rochas e dos vulcões. A ideia para o tema surgiu a partir da observação da professora Nalva Ravazio, que percebeu o interesse das crianças em procurar pedras preciosas no parque e nas áreas próximas à escola.
Durante as atividades, os pequenos aprenderam a diferenciar os tipos de rochas e como elas se formam na natureza. Para isso, construíram uma caverna, modelaram vulcões com argila e simularam erupções utilizando diversos materiais. Como forma de registrar suas descobertas, realizaram desenhos e tentativas de escrita.
Além disso, foi realizada uma exposição com as pedras coletadas pelas crianças, compartilhando suas descobertas com toda a escola.
Para a professora Nalva, o tema foi uma oportunidade para ampliar o conhecimento dos estudantes. As experiências foram desenvolvidas a partir da curiosidade das crianças. Pesquisando junto com elas, descobrimos que as pedras preciosas não estão apenas em minas e cavernas, mas também podem surgir após erupções vulcânicas, destaca.
A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, elogiou a iniciativa. Ações como as desenvolvidas no CEIM Pequeno Pensador mostram que a escola é um lugar onde as crianças podem construir conhecimento de forma lúdica e envolvente. Parabéns a professora pela proposta!, afirma.