Uma turma de maternal do CEIM Oracílio Costella está pesquisando a composição das tintas. Através de propostas pensadas pelas professoras Patrícia de Vargas Vieira e Suélen Barro, as crianças têm vivenciado diversas experiências relacionadas ao universo das cores e dos materiais naturais.
A professora Patrícia explica que a proposta surgiu do interesse dos pequenos em manipular e experimentar tintas. Eles começaram a me perguntar: Do que é feita a tinta? Por que não se pode comer a tinta? Então, decidimos pesquisar como as tintas são produzidas, sempre dando preferência a ingredientes naturais, para que as crianças possam manusear o material com segurança, comenta.
Para atender essa curiosidade, as educadoras desenvolveram atividades nas quais as crianças puderam criar as tintas de diferentes maneiras. Como parte das ações propostas, as crianças experimentaram a técnica da impressão botânica, também conhecida como Eco Print. Esse método utiliza folhas, flores e sementes como matéria-prima para criar estampas em tecidos, neste caso, em pedaços de algodão cru.
As professoras convidaram uma artesã para apresentar às crianças o processo de transferência, que consiste em posicionar elementos naturais sobre o tecido preparado e, em seguida, aplicar calor e pressão para que os pigmentos e as formas das plantas sejam impressos no tecido.
Através desta atividade as crianças conseguiram perceber que podemos extrair tinta dos elementos da natureza de diferentes maneiras, fazendo junto com a artesã a impressão botânica, explica a professora Patrícia.
Para a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, iniciativas como essa são fundamentais para promover a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças. Através da exploração das cores e materiais naturais, as crianças desenvolvem habilidades e constroem conhecimento de maneira lúdica e significativa, afirma.