No CEIM Professora Juliana Sive Pommerening, as crianças do maternal embarcaram em uma verdadeira viagem no tempo para conhecer a vida dos povos da Pré-História.
A ideia surgiu de uma conversa em sala de aula, na qual a professora Francieli Lucion identificou um grande interesse das crianças por temas relacionados à Pré-História. Durante uma roda de conversa, as crianças demonstraram muita curiosidade sobre os dinossauros e o que existia naquela época, relata a educadora.
A partir desse interesse, a turma deu início a uma investigação sobre o tema, explorando os modos de vida, as vestimentas e as formas de expressão das pessoas que viveram na Pré-História, como o uso de pigmentos naturais para realizar registros nas paredes das cavernas.
Para finalizar o projeto, a professora, com o apoio da equipe pedagógica da instituição, organizou uma vivência especial no pátio da instituição. Uma caverna foi montada com papel pardo, e o espaço foi ambientado com elementos que remetem ao cotidiano dos povos pré-históricos.
No espaço, as crianças aprenderam sobre o preparo dos alimentos na Pré-História e tiveram a oportunidade de experimentar comidas feitas na fogueira, vivenciando um pouco do cotidiano dos povos primitivos.
Para a professora Francieli, é fundamental que as crianças possam conhecer na prática. Montamos a caverna para mostrar como esses povos viviam, porque mais importante do que apenas contar a história, é vivenciá-la", comenta.
A secretária de Educação, Astrit Tozzo, elogiou a proposta: Parabenizo a equipe do CEIM Professora Juliana Sive Pommerening por pensar em ações que possibilitam que as crianças vivenciem a história, tornando o aprendizado mais significativo e envolvente, afirma.