O CEIM Pequeno Príncipe recebeu recentemente uma doação muito especial: toucas e sapatinhos de tricô feitos à mão pela senhora Lurdes Luiza Batistello Dorigoni, ou Lurdinha, como gosta de ser chamada. Um gesto de carinho que expressa seu cuidado pelas crianças da escola.
Dona Lurdes conta que a paixão pelo tricô e pelo artesanato a acompanham há muito tempo. Esse amor pelas artes, pelo tricô, pelo crochê, vem desde que eu era bem novinha. Quando eu ainda era adolescente, minha mãe me dava linha e eu sempre queria aprender. Quando saímos do interior e viemos morar na cidade, minha mãe me colocava em cursos de bordado, crochê, tricô, tudo que tinha eu ia, recorda.
Esse profundo interesse motivou Dona Lurdes a iniciar a faculdade de Artes Visuais aos 50 anos e, posteriormente, atuar como professora em diversas escolas do município de Chapecó. Fui fazer faculdade aos 50 anos. Lá tinha muita coisa que eu gostava, e o tear era a matéria que eu mais esperava. Terminei a faculdade e fui dar aula. Foi sempre assim, fazendo e aprendendo, relembra.
Hoje, aos 73 anos, Lurdinha encontrou no tricô uma forma de manifestar seu afeto pela comunidade escolar, especialmente pelo CEIM Pequeno Príncipe, onde seu neto estudou. Ganhei lã da minha amiga e disse: essa aqui eu vou fazer para ir para a escola. Tenho um carinho muito grande por essa escola, então resolvi doar o meu trabalho, que faço com o maior carinho, para ajudar quem precisa neste inverno, afirma.
Para a gestora do CEIM Pequeno Príncipe, Marília Bernardi, a atitude de Dona Lurdes é um símbolo de solidariedade e afeto compartilhado por toda a comunidade escolar. Ficamos muito felizes em receber as doações da senhora Lurdinha. Todos os anos recebemos roupas e calçados doados pela comunidade escolar. Essas peças irão aquecer nossas crianças neste período de inverno, tornando o CEIM um espaço cada vez mais acolhedor, comenta.
Astrit Tozzo, Secretária de Educação, comentou a iniciativa: Essa doação representa um verdadeiro ato de amor e cuidado com nossas crianças. Agradecemos à Dona Lurdes por compartilhar sua história, que nos inspira e reforça a importância do aprendizado ao longo de toda a vida. Que esse gesto nos motive a construir um ambiente escolar cada vez mais acolhedor, destaca.