As crianças da pré-escola do CEIM Pequeno Príncipe estão estudando sobre o macarrão, e por meio dele, conhecendo a história e a cultura italiana. Tudo teve início quando a professora Tailanne Missel levou macarrão para que as crianças utilizassem na sala de aula.
Eu comentei que aquele macarrão vinha de muito longe, da Itália, e isso despertou uma grande curiosidade nas crianças. Elas começaram a se perguntar o quão longe era e como o macarrão era feito, contou Tailanne. Diante do interesse dos pequenos, foi realizada uma roda de conversa, na qual surgiram diversas dúvidas, principalmente sobre o processo industrial de fabricação do macarrão.
Para ampliar o conhecimento e tornar a aprendizagem ainda mais concreta, a professora organizou uma visita à fábrica da Hall Massas. No local, as crianças puderam acompanhar de perto todas as etapas da produção: desde os ingredientes usados, passando pelas máquinas que moldam as massas, até o processo de embalagem, que garante que o produto chegue fresquinho aos supermercados.
Além do macarrão, os pequenos tiveram a oportunidade de observar a produção de outros alimentos tradicionais, como pizzas e grostolis, ampliando ainda mais o contato com a culinária italiana.
Para a professora Tailanne a oportunidade ficará marcada na memória das crianças. A visita foi muito especial. Eles exploraram bastante o espaço, viram os diferentes tipos de macarrão, puderam sentir as texturas. Essa é uma experiência que vai ficar marcada para eles, foi muito significativo pela forma como eles reagiram e pelas falas que eles tiveram, disse.
Astrit Tozzo, Secretária de Educação, comentou a iniciativa. Proporcionar às crianças a oportunidade de conhecer processos como a fabricação do macarrão torna o aprendizado mais significativo. Além disso, atividades como essa fortalecem o vínculo entre escola, família e comunidade. Parabenizo toda a equipe do CEIM Pequeno Príncipe pela dedicação em oferecer experiências tão ricas aos nossos alunos, afirma.