Background

Notícias

Semana Paulo de Siqueira celebra a vida e a obra do artista

Compartilhar

De 21 a 28 de julho, Chapecó celebra a Semana Paulo de Siqueira, uma homenagem à trajetória e ao legado de um dos maiores nomes das artes visuais do sul do Brasil: Paulo Batista de Siqueira. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura de Chapecó, e pelos Museus de Chapecó, reafirmando o compromisso do município com a preservação da memória artística e cultural da região.

Nascido em Soledade, em 26 de julho de 1949, Paulo viveu sua infância em Passo Fundo, onde sua mãe trabalhava como cozinheira no Instituto Educacional, após ter sido expulsa de casa pelo pai ao descobrir o nascimento do filho. Foi ali, ainda adolescente, que o jovem Paulo se apaixonou pelas artes visuais e ingressou na Escola de Belas Artes. Aos 16 anos, realizou sua primeira exposição, o que lhe rendeu o convite da família Bertaso para decorar o casamento de Ivan Bertaso.

Mais tarde, mudou-se para Chapecó, onde consolidou sua carreira realizando obras no sul do Brasil e na Argentina. Seu trabalho mais emblemático é o monumento “O Desbravador”, construído em 1981 para comemorar os 50 anos da sede do município de Chapecó. A escultura se tornou símbolo da cidade e referência histórica para toda a região.

“Celebrar a Semana Paulo de Siqueira é valorizar a identidade cultural de Chapecó. Ele foi um artista que deixou um legado forte, visível e significativo para todos que vivem e visitam nossa cidade”, destaca o secretário de Cultura, Fellipe de Quadros.

Para o coordenador dos Museus de Chapecó, Leonardo Dlugokenski, a programação é uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a diversidade da obra do artista:

“A exposição ‘As diversas linguagens de Paulo de Siqueira’ no Memorial traz um panorama rico de sua produção — das esculturas monumentais aos esboços delicados. É um convite à reflexão sobre sua sensibilidade e contribuição artística.”

O Memorial Paulo de Siqueira, localizado sob o monumento “O Desbravador”, abriga a exposição de longa duração “As diversas linguagens de Paulo de Siqueira”, com obras originais, esboços e materiais inéditos e está aberto de segunda a sexta feira das 9h até as 17h.

Além disso, o canal Hemeroteca Chapecó, no YouTube, disponibiliza entrevistas com o artista gravadas em 1995 e 1996, oferecendo ao público a chance de ouvir diretamente suas ideias, processos criativos e memórias.

A Semana Paulo de Siqueira reafirma a importância da arte como parte essencial da história chapecoense — e como um legado que continua inspirando novas gerações.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?