Nos dias 25 e 26 de julho de 2025, São Bento do Sul sediou o XII Simpósio Catarinense de Astronomia - SCA, um dos mais importantes encontros do estado voltado a astrônomos profissionais, amadores, professores e estudantes. O evento foi promovido pela UDESC Planalto Norte, em parceria com o Instituto Federal Catarinense - IFC, Campus São Bento do Sul e a Prefeitura Municipal.
Um dos momentos de destaque do Simpósio foi a participação do Clube de Astronomia e Astronáutica da Rede Municipal de Ensino de Chapecó. Intitulado Desbravadores do Universo. O projeto foi apresentado pelo Professor Diego de Bastiani, representando a Secretaria de Educação e a Administração Municipal.
Durante o Simpósio, foi compartilhado o histórico do clube, que teve início em agosto de 2024 e desde então já promoveu noites de observação, aulas inaugurais e encontros com professores e estudantes. O clube tem como principal objetivo despertar o interesse dos alunos pelos mistérios do universo por meio de atividades práticas e teóricas, como observação do céu com telescópios, construção de modelos astronômicos, leitura de materiais científicos, oficinas temáticas, lançamentos de foguetes com materiais alternativos, além de todo o preparativo para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Criado como uma iniciativa da Secretaria de Educação de Chapecó, o projeto é desenvolvido no contraturno escolar nas escolas que possuem os chamados Espaços de Inovação e Transformação do Conhecimento - EITC. Participam da iniciativa as escolas EBM Diogo Alves da Silva, EBM Fedelino Machado dos Santos, EBM Jardim do Lago, EBM Sereno Soprana e EPC Cyro Sosnosky.
A proposta do clube vai além da sala de aula: ela conecta a astronomia com componentes curriculares como artes, geografia, matemática, entre outros, mostrando aos estudantes como a ciência está presente em diversos aspectos do nosso dia a dia. A participação no Simpósio representou não apenas uma oportunidade de apresentar os primeiros resultados do projeto, mas também de integrar Chapecó à crescente rede de iniciativas de projetos e ações de astronomia em Santa Catarina, destacou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.
O XII SCA também contou com palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos, sessões de planetários e uma exposição de astrofotografias. A troca de experiências entre os participantes reforça a importância de projetos como o Desbravadores do Universo, que aproximam a ciência dos jovens e fortalecem a educação pública com inovação, curiosidade e encantamento.