A Prefeitura de Chapecó, será uma das realizadoras do II Encontro Catarinense de Agricultura Regenerativa, que acontece de 05 a 07 de agosto, no Centro de Eventos Plinio Arlindo de Nes. Os temas a serem abordados são a sucessão na sustentabilidade, agricultura regenerativa, transição agroecológica na pecuária, uso de Sistema de Plantio Direto de Hortaliças e, ainda, o potencial e os desafios do carbono na agricultura.
O secretário de Agricultura e Pesca de Chapecó, Mauro Zandavalli, lembra que a Administração Municipal é uma das realizadoras do evento e que sempre está incentivando as boas iniciativas do agronegócio. Sempre estamos promovendo a sustentabilidade e a inovação, para aumentar a produtividade e melhorar a vida dos moradores do campo.
O evento será aberto oficialmente no dia 05 de agosto, às 19 horas, e na sequência, haverá o primeiro painel, com o presidente da Epagri, Dirceu Leite. A palestra destacará a importância da sucessão na sustentabilidade e o papel da agricultura regenerativa.
No dia 06, ainda haverá palestras com o extensionista do Emater/RS Ricardo Lopes Machado, o agricultor e influencer Laercio Dalla Vecchia, o empreendedor Rodrigo Simões e os extensionistas da Epagri Júlio César Ramos e Tiago Celso Baldissera.
Já no dia 07, a programação será formada pelo Dia de Campo na Fazenda Banhado Verde, de propriedade da família Aléssio, em Faxinal dos Guedes, momento em que os participantes podem vivenciar e conhecer o modelo de agricultura regenerativa na prática.