A Prefeitura de Chapecó foi uma das agraciadas com o prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade, que celebra empresas, iniciativas e projetos que promovem um futuro mais consciente, ético e comprometido com as próximas gerações. O programa Harmoniza Chapecó, desenvolvido pela gerência de Resíduos Sólidos da secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, ficou em terceiro lugar na categoria que englobava o poder público e Ongs.
O programa iniciou em 2021, junto ao Horto Botânico Municipal. Quem leva resíduo orgânico para compostagem no Horto, que fica ao lado do Parque das Palmeiras, recebe um crédito para retirar mudas de flores da estação. A cada dez entregas são entregues cinco mudas. As entregas são de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Cerca de 100 pessoas já participam do projeto e entregam cerca de 600 quilos de resíduos orgânicos por mês, que vão para a compostagem e depois são utilizados na produção de mudas do horto, que embelezam as rotatórias, canteiros e espaços públicos de Chapecó. É um programa de baixa escala mas que tem um caráter pedagógico, incentivando a separação correta e com isso beneficiando o meio ambiente, disse Graciela Heckler, gerente de Resíduos Sólidos da Prefeitura, que recebeu a premiação.
O vice-prefeito, Valmor Scolari, esteve presente na premiação, representando o prefeito João Rodrigues, e ressaltou que a Prefeitura tem vários departamentos e estruturas, além da gerência de resíduos, que são a Diretoria do Meio Ambiente e o Departamento de Licenciamento Ambiental, dentro da secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes. Citou também que a secretaria de Agricultura e Pesca também tem iniciativas voltadas ao meio ambiente, como o Água Boa, além de parcerias com o Consórcio Iberê. O programa Harmoniza Chapecó está dentro do projeto Chapecó Cidade Limpa, Cidade Sustentável.
Nos próximos dias serão entregues cem baldes do programa para os moradores que já participam da iniciativa. Além disso são realizadas visitas no local, ensinando como funciona o processo de compostagem. Escolas, grupos de idosos e entidades podem agendar visitas pelo telefone 99167-9711.