O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), juntamente com a Vigilância Epidemiológica, ambos vinculados à Secretaria de Saúde de Chapecó, fizeram na semana passada uma série de capacitações na UPA, sobre as notificações de acidentes de trabalho. Os encontros aconteceram em três turnos para que todos pudessem participar, devido a relevância da temática .
A notificação dos acidentes de trabalho no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é fundamental para a promoção da saúde e segurança dos trabalhadores. Ao registrar esses eventos, é possível identificar os setores mais vulneráveis, analisar as causas dos acidentes e propor ações eficazes de prevenção. Além disso, a notificação contribui para a garantia de direitos sociais da população, fortalecendo a vigilância em saúde do trabalhador e promovendo ambientes laborais mais seguros e saudáveis.
Esses espaços de troca com equipes notificadoras são muito ricos pois ajudam a qualificar o preenchimento da ficha bem como tirar dúvidas da equipe sobre os acidentes de trabalho, disse a coordenadora do CEREST de Chapecó, Michela Letícia Pertile.