Background

Notícias

Delegada da DPCAMI participa de Podcast da Secretaria de Educação

Compartilhar

Na manhã desta quarta-feira (06), a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação, realizou um podcast sobre o Agosto Lilás, uma campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A transmissão ocorreu pelo canal Educa Chapecó Play, no YouTube. O episódio contou com a participação da delegada Lisiane Junges, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), e da articuladora da Secretaria de Educação, Daiane Scramin.

Durante o podcast, foram abordados temas centrais relacionados à proteção e aos direitos das mulheres, com destaque para a Lei Maria da Penha, os serviços especializados da rede de atendimento às vítimas de violência, os canais disponíveis para denúncia e o trabalho da Polícia Civil na área. Além disso, a Secretaria de Educação compartilhou ações educativas que estão sendo desenvolvidas para promover o diálogo e a conscientização nas escolas.

A delegada Lisiane Junges destacou a importância da Lei Maria da Penha como um divisor de águas no enfrentamento à violência doméstica. “A Lei Maria da Penha vem como um marco que atinge também a educação, a saúde, a assistência social. Desde de 2006, as mulheres puderam contar com esse instrumento para entender que dá sim para tomar providências”, afirmou.

Ela também reforçou a importância da denúncia. “O agressor conta com o silêncio da vítima. Ele precisa que ela não fale. Por isso, é fundamental que a mulher busque ajuda, seja na DPCAMI, em outro órgão público de confiança, pelo Boletim de Ocorrência virtual ou até por meio de denúncias anônimas feitas por terceiros”, explicou.

A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, ressaltou a relevância de ambientes como este para discutir o assunto. “Promover esse espaço de diálogo é um ato de grande responsabilidade. Estamos convictos de que a melhor maneira de prevenir a violência contra mulher é por meio da conversa, da informação e da orientação”, disse.

Se você é vítima ou tem conhecimento de alguma situação de violência contra a mulher, denuncie. Você pode procurar a Delegacia de Polícia Civil (DPCAMI), registrar um Boletim de Ocorrência virtual pelo site https://pc.sc.gov.br/ ou realizar uma denúncia anônima pelo Disque 100.

Inscreva-se e aproveite todo o conteúdo disponível no canal. Acompanhe o episódio na íntegra, clicando no link a seguir:

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?