As inscrições para a Imersão Chapecó.IA: Inteligência Artificial para Pequenos Negócios já estão esgotadas, demonstrando a grande procura por conhecimento e inovação no setor produtivo local. O evento acontece no dia 7 de agosto, das 8h às 18h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, e integra a programação oficial da I Semana Municipal de Inovação e Empreendedorismo de Chapecó.
A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Chapecó, com correalização do Sebrae/SC, por meio da gerente regional oeste Marieli A. Musskopf, e conta com a parceria de importantes instituições de ensino e inovação do território: Pollen, Unochapecó, UFFS, Udesc, Senac, Senai, Unoesc, IFSC e Unisenai.
Também recebe apoio estratégico de organizações e entidades locais, fortalecendo a articulação do ecossistema de inovação: Deatec, Projeto Embaixadores da Inovação, ACIC, CDL, Amosc, Epagri, Inspira Mulher, Comunidade Desbravalley, ChapHub, Sitran, Unitran, SW Chapecó, GenZ e Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina.
Segundo Marcio da Paixão Rodrigues, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, a realização da imersão reafirma o compromisso da gestão municipal com uma política pública de inovação voltada ao fortalecimento da economia local. Estamos investindo em capacitação e tecnologia para aumentar a competitividade das nossas empresas e impulsionar o desenvolvimento sustentável do território. A inteligência artificial é uma ferramenta estratégica para transformar a forma como os pequenos negócios operam, inovam e se conectam com seus clientes.
Para a gerente regional oeste do Sebrae/SC, Marieli Musskopf, o evento é estratégico para os pequenos negócios da região: Queremos mostrar, na prática, como a inteligência artificial pode ser utilizada para aumentar a produtividade, a competitividade e a inovação, ajudando as empresas a se tornarem mais eficientes e conectadas com seus clientes.
O analista técnico do Sebrae/SC, Ike Lopes, responsável pelo desenvolvimento da imersão, complementa: Ao final do evento, os participantes terão aprendido a usar ferramentas, criar conteúdo, automatizar tarefas e ganhar tempo e eficiência na operação.
Com essa iniciativa, Chapecó se consolida como referência em inovação e empreendedorismo no Oeste catarinense, fortalecendo a integração entre governo, setor produtivo, academia e sociedade.