Background

Notícias

Crianças exploram laboratório das cores no CEIM Adelina Dall`Igna Carlesso

Compartilhar

No CEIM Adelina Dall`Igna Carlesso, as crianças da pré-escola estão vivenciando uma experiência rica em descobertas, através de um projeto que envolve a mistura das cores. A iniciativa surgiu a partir da curiosidade dos pequenos, que passaram a observar com atenção os diferentes tons presentes em flores e outros elementos do seu cotidiano.

Percebendo esse interesse, a professora Jessica Fernanda Chaves propôs uma série de atividades que possibilitaram que as crianças explorassem o mundo das cores de forma investigativa e criativa. A proposta vai muito além de aprender sobre tonalidades, promovendo o desenvolvimento da percepção estética, cognitiva, emocional e sensorial.

Durante o projeto, os estudantes participaram de diferentes vivências, como contação de histórias, observações dos espaços da escola, experiências com mesa de luz e luz negra, além da criação de um verdadeiro laboratório das cores. Cada atividade foi pensada para instigar a curiosidade e possibilitar múltiplas formas de aprendizagem.

Com o uso da mesa de luz, as crianças combinaram materiais translúcidos e exploraram as cores de maneira visual e interativa. Já a luz negra, utilizada com canetas marca-texto neon, transformou o ambiente e revelou novas formas de enxergar o que já é familiar, promovendo descobertas e encantamento.

O laboratório das cores foi um dos momentos que mais cativou as crianças. Equipado com vidros, conta-gotas, seringas, tintas naturais, jarras com água colorida, funis e diversos utensílios de medição, o espaço foi preparado para que as crianças experimentassem misturas, criassem novas cores e colocassem a imaginação em prática. As experiências também incluíram o uso de receitas, tentativas de escrita e representações por meio do desenho.

“A gente usou erva, açafrão, terra e colorau para fazer as cores e para eles terem noção que podem criar as próprias cores com os elementos da natureza. Esse processo contribui para a alfabetização e para que eles tenham noção sobre as cores no meio ambiente”, explicou a professora Jessica. Além de explorar cores, o projeto também contribui para o desenvolvimento de outras habilidades importantes, como habilidades motoras, a inserção no universo da escrita, e o uso de conceitos matemáticos aplicados à medição e à criação das misturas.

Para a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, projetos como este revelam o quanto a Educação Infantil é essencial para o desenvolvimento integral das crianças. “É nesse espaço que elas exploram, criam, experimentam, se expressam e constroem conhecimentos de forma significativa. São iniciativas assim que reafirmam o compromisso da nossa rede com uma educação pública de excelência”, afirmou.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?