EFAPI 2017: Prazo para inscrição de shows locais encerra segunda-feira

A maior expo-feira multissetorial do sul do Brasil abre espaço para os talentos nativos. Encerra segunda-feira (28 de agosto) o prazo para que artistas e bandas locais se inscrevam para participar da programação da Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI 2017 50 ANOS) ao lado de grandes nomes da música brasileira. Dez grupos e artistas chapecoenses serão selecionados para a programação artístico-musical da maior exposição-feira-festa, programada para o período de 6 a 15 de outubro deste ano.

A Prefeitura Municipal de Chapecó instalou em julho o processo seletivo – coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura – que garantirá espaço para apresentações artístico-culturais de Chapecó. “O propósito é a valorização da cultura e o incentivo à difusão da produção musical local”, enfatiza a secretária de CulturaRoselaine Vinhas.

As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e serão aceitas até o dia 28 de agosto, de segunda a sexta-feira, no horário das 13 às 19 horas, na Secretaria de Cultura, localizada à rua Assis Brasil, 20-D, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. Serão aceitas somente inscrições de artistas que residem no município de Chapecó.

Os grupos e músicos locais se apresentarão antes ou após os shows nacionais durante a EFAPI 2017, de acordo com programação que será estabelecida pela Comissão Central Organizadora (CCO). Na edição deste ano não haverá palco alternativo: todos os shows serão realizados na concha acústica.

As inscrições serão efetuadas mediante a entrega de um único envelope lacrado e assim identificado: Música Efapi 2017. Nome do músico/grupo. O envelope deve conter formulário de inscrição, comprovante de residência e declaração de que não possui nenhum impeditivo para participar do edital.

O mesmo envelope deve conter ainda mídia digital (CD, DVD ou pendrive) com as composições de autoria do músico ou grupo (mínimo de três músicas gravadas em áudio identificada com nome e compositores), três fotografias do músico ou grupo, currículo com as principais atividades desenvolvidas, comprovação da atividade musical (reportagens, fotos, vídeos, material de divulgação etc.) e mapa do palco com as necessidades técnicas de sonorização e iluminação. Esse material não será devolvido.

As propostas inscritas serão avaliadas pela Comissão de Seleção formada por três membros com notório conhecimento musical, oriundos de outros municípios, nomeados pela CCO. A comissão avaliará quatro quesitos: excelência artística(musicalidade, originalidade, precisão na execução, interpretação e qualidade do material apresentado), produção própria (composições próprias, criatividade, coerência na proposta musical e alguns gravados), histórico (tempo do projeto, trajetória do grupo etc.) e adequação ao caráter do evento (gênero e estilo musical, conteúdo das letras etc.).

Cada grupo/artista selecionado comparecerá ao local com no mínimo 60 minutos de antecedência do horário de apresentação e terá uma hora para apresentação, entre subida e descida do palco. É expressamente proibido o uso de gravação (play-back).

Informações e esclarecimentos serão obtidos pelo endereço eletrônicocultura@chapeco.sc.gov.br identificando com o assunto MÚSICA EFAPI 2017.

O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado no dia 11 de setembro pelo site da Prefeitura de Chapecó: www.chapeco.sc.gov.br/cultura.

EFAPI

A vigésima edição da Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial (EFAPI) está programada para o período de 6 a 15 de outubro deste ano no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó. Reunirá os setores de agropecuária, indústria, comércio, gastronomia, animais, automotivos, máquinas, equipamentos, informática, móveis, eletrodomésticos etc. A feira deve oportunizar negócios da ordem de 150 milhões de reais.