O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (12) os cinco projetos educacionais mais curtidos no aplicativo Clique Escola, até o dia 31 de julho. A iniciativa tem como objetivo aproximar as escolas públicas das comunidades escolares, valorizando práticas pedagógicas inovadoras
Entre os destaques, um projeto de Chapecó ganhou visibilidade nacional. Representando a Região Sul, a Escola Básica Municipal Vila Real foi reconhecida pelo projeto Leitura Viajante, uma proposta criativa que levou as produções textuais dos alunos para além dos muros da escola.
Inspiradas na história "Dona Baratinha", as crianças criaram novos finais para o conto. Os textos foram digitalizados, transformados em arquivos digitais com QR Codes e disponibilizados nos ônibus que circulam pelo bairro onde a escola está localizada. Dessa forma, os passageiros puderam acessar e ler as histórias produzidas pelos estudantes durante o trajeto.
A notícia foi recebida com grande entusiasmo pela Rede Municipal de Ensino. Na escola, o sentimento foi de surpresa e felicidade. Os professores ficaram muito contentes, pois é uma valorização do trabalho que é realizado em nossa escola. Foi uma alegria muito grande, contou a diretora Rosenilda Dias.
A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, parabenizou a instituição pela conquista. Saber que o trabalho realizado pelos professores e equipes gestoras da nossa Rede Municipal se torna referência nacional é motivo de muito orgulho. Parabéns à EBM Vila Real por esse projeto tão sensível, que fortalece o vínculo entre a escola, as famílias e a comunidade, destacou.
O prefeito João Rodrigues disse que a Administração Municipal tem investido para que a Educação de Chapecó seja referência em qualidade de ensino.