Os alunos da EBM Jardim do Lago participaram de uma atividade que uniu história e meio ambiente. Sob a orientação do professor de história Douglas Satirio da Rocha, a turma do 7º ano plantou duas mudas de Pau-brasil no pátio da escola, aprendendo sobre a importância dessa árvore para o Brasil e seu papel na história do país.
A proposta surgiu a partir da percepção de que muitos estudantes não conheciam a árvore. A atividade trabalha a colonização da América pelos portugueses e o trabalho dos povos indígenas nesse processo. Assim, unimos o conhecimento histórico à preservação ambiental, oferecendo aos alunos uma experiência prática que os fizesse refletir sobre a importância do meio ambiente e da preservação, explicou o professor Douglas.
O Pau-brasil é símbolo da história nacional e esteve no centro das primeiras negociações entre indígenas e colonizadores. O pau-brasil foi a primeira moeda de troca entre indígenas e portugueses, o que chamamos de escambo. Os colonizadores ofereciam objetos de pouco valor em troca da madeira. Milhões de árvores foram extraídas e enviadas para a Europa, o que quase levou a espécie à extinção. Plantar essas mudas na escola, além de colaborar com a preservação ambiental, é uma forma de contar a história do nosso país, destacou o estudante Pyetro Padilha Sartor.
Para o aluno Thiago Francesconi, o momento teve um valor especial. Eu já conhecia essa planta por causa da propriedade dos meus avós. Foi muito legal poder plantá-la aqui na escola também, compartilhou.
Conhecer a história do nosso país é também entender a relação entre o ser humano e a natureza. Iniciativas como essa, que unem o ensino de conteúdos curriculares com práticas sustentáveis, fortalecem o aprendizado de forma significativa e desenvolvem uma consciência cidadã em nossos estudantes, afirmou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.