Background

Notícias

Estudantes chapecoenses usam arte e diálogo para enfrentar a violência contra a mulher

Compartilhar

Os alunos do 6º ao 9º ano da EBM Florestan Fernandes estão participando de um projeto, idealizado pela professora Zeney Pompelli, que utiliza de diferentes formas de expressão, como a escrita, desenhos e teatro, para falar sobre a violência contra a mulher, incentivar o respeito e demonstrar apoio às vítimas. “Começamos discutindo os 19 anos da Lei Maria da Penha, explicando o que fazer em casos de violência, quais são os procedimentos corretos e para onde ligar. Também apresentamos os dados mais recentes sobre o número de vítimas em Santa Catarina e no Brasil”, explicou a professora Zeney.

Como parte das atividades, os alunos assistiram a uma encenação que retratava situações de assédio e violência contra a mulher. Além disso, puderam conferir os cartazes produzidos pelas turmas, que refletiam o conteúdo trabalhado durante o projeto. Para a estudante Agatha Eduarda Noronha Lucatelli, participante do teatro, o projeto trouxe uma mensagem de esperança. “Muitas meninas acham que, ao denunciarem a violência, estão erradas ou machucando o parceiro. Mas é fundamental que elas se manifestem, porque a voz delas é importante e incentiva outras meninas a denunciarem”, destacou.

O projeto também incluiu uma roda de conversa, na qual os estudantes debateram o tema e escreveram mensagens que serão compartilhadas com a comunidade escolar. “Esse momento foi muito importante porque é comum a gente ver esses casos em que as pessoas acham que ter alguns comportamentos é normal. A gente precisa denunciar e precisamos que as mulheres não tenham mais medo”, ressaltou a aluna Ester Lisboa.

A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, reforçou a importância dessas iniciativas. “Desde 2021, as escolas da Rede Municipal desenvolvem ações de conscientização sobre a violência contra a mulher, reforçando a importância de valores como respeito e empatia, fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa”, afirmou.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?