Uma vez por mês, a rotina da EBM Thereza Gaboardi Baldissera é transformada por um momento especial: o projeto Parada Literária. A iniciativa convida toda a escola a fazer uma pausa nas atividades regulares para mergulhar no universo da leitura. A proposta é um convite ao encantamento e ao desenvolvimento do hábito da leitura.
Em agosto, a Parada Literária ganhou um toque especial. Alunos e professores foram presenteados com uma peça teatral que abordou a importância da leitura e os impactos do uso excessivo do celular por crianças e adolescentes. Durante a apresentação, os personagens do teatro surpreenderam as turmas do Ensino Fundamental com a entrega de uma Mala Literária, que continha um kit composto por livros, caderno, lápis de cor e canetinhas.
A proposta é levar a literatura para dentro dos lares, incentivando momentos de leitura em família e possibilitando que pais, responsáveis e as crianças compartilhem experiências e descobertas através dos livros. Como forma de devolutiva, os estudantes terão a oportunidade de registrar suas vivências por meio de desenhos e produções escritas, expressando o que sentiram e aprenderam ao explorar as histórias e personagens dos livros.
Para Astrit Tozzo, Secretária de Educação, o projeto da EBM Thereza Gaboardi Baldissera vai além do incentivo à leitura, fortalecendo a parceria entre escola e família. Essa é uma iniciativa que valoriza a criatividade, a imaginação e desperta o amor pelos livros. Além disso, proporciona momentos de presença e diálogo entre pais e filhos, destacou.