Background

Notícias

Estudantes da EBM Manira Sartori representam a Chapecó dos seus sonhos

Compartilhar

No dia 25 de agosto, Chapecó comemora 108 anos de fundação. Para marcar essa data especial, as turmas do 4º ao 9º ano da Escola Básica Municipal Manira Terezinha Clenis Sarquis Sartori estão estudando a história do município, explorando seu desenvolvimento e expressando, por meio do desenho, a Chapecó dos seus sonhos.

O projeto, idealizado e conduzido pelas professoras Elaine Tognon, Jocelaine Santos, Derli Lemes e Lucilene Albertina Frazão Campos, busca conectar os estudantes com a identidade cultural da cidade e fortalecer o sentimento de pertencimento das novas gerações. “Essa ação tem o objetivo de valorizar a história do município, dando voz a imaginação das crianças da nossa escola, fazendo uma relação com o futuro da nossa cidade”, explica a professora Jocelaine Santos.

Entre os estudantes, algumas histórias de vida são marcadas pela cidade, é o caso de Rosbeilys Gonsales, que encontrou, em Chapecó, a oportunidade de um recomeço. “Faz dois anos que eu vim morar aqui, por causa de algumas coisas que aconteceram na Venezuela. Eu gostei muito de Chapecó, pude estar na escola, fazer amigos, aprendi a falar português. Desenhei a cidade com muitos prédios, uma praça, um supermercado, onde a gente pode comprar muitas coisas, e também com um hospital, porque eu fiz uma cirurgia aqui”, relata.

Para Lucas Daniel Bruchez da Silva, a Chapecó dos seus sonhos é marcada pela educação e segurança. “Eu imagino a cidade ainda mais bonita e alegre, com mais escolas nos bairros e mais policiamento”, detalha. A estudante Larissa Mortari enxerga um futuro para Chapecó onde o crescimento da cidade caminha lado a lado com a natureza.“Chapecó vai crescer muito mais, por isso eu representei a cidade com muitas árvores e parques para as crianças brincarem. Uma cidade com muita alegria, mais casas do que apartamentos. Meu sonho é que aqui tivesse praia”, destaca.

As produções das crianças serão expostas em uma mostra especial na escola, no dia 20 de setembro. “A ideia é que sejam escolhidos 20 desenhos para que futuramente possamos expô-los em outros espaços da cidade”, comenta Elaine Tognon. “Chapecó é uma cidade que cresce e se desenvolve continuamente. Investir na educação é investir no futuro da nossa cidade, que está nas mãos das nossas crianças. Ver esses jovens expressando seus sonhos e suas visões por meio da arte é verdadeiramente inspirador. Parabenizo todos os envolvidos nesta iniciativa tão importante”, afirmou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?