Na EBM Jacob Gisi, as crianças da pré-escola estão explorando a história de Chapecó e, com ela, o significado de um dos monumentos mais emblemáticos da cidade: o Desbravador. A atividade foi idealizada pela professora Alane Haubert, regente da turma, e surgiu a partir das curiosidades das crianças sobre a data de 25 de agosto.
O objetivo da atividade de hoje foi explicar para as crianças a importância do aniversário de Chapecó, principalmente após os questionamentos que surgiram. Assim, elas tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a cidade e seu passado, explica a professora.
Durante a atividade, as crianças tiveram a chance de descobrir a história e o simbolismo por trás do monumento Desbravador, uma obra do artista Paulo de Siqueira, e compreender sua conexão com a trajetória de Chapecó. O Desbravador é uma escultura que as crianças já viam em seus passeios com familiares, reconheciam a imagem, mas não conseguiam relacioná-la com a cidade, complementa a professora.
Tendo como recurso a imagem ampliada do monumento, a professora Alane explicou onde ele fica localizado e quais são os símbolos presentes na escultura, como o machado e o ramo de folhas de louro. Como atividade de registro, as crianças representaram o Desbravador por meio de desenhos.
Nessa idade, elas ainda não têm uma compreensão clara do que é uma cidade, um estado ou um município. Quando perguntávamos onde elas moravam, muitas respondiam no Brasil, mas não sabiam exatamente o que isso significava. A partir daí, começamos a apresentar esses conceitos, utilizando desenhos e histórias para explicar o que é uma cidade, um estado e um país, concluí.
Para a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, a ação é uma forma de apresentar às crianças um pouco da história do nosso município. Atividades como essa são fundamentais, pois mostram às crianças a importância de conhecer a cidade onde vivem, qual a sua história, despertando nelas o sentimento de pertencimento e orgulho, afirma.