Na EBM Jardim do Lago, os estudantes do oitavo ano estão realizando uma pesquisa sobre as artes de rua, com foco especial no grafite. O estudo envolve a origem dessa expressão artística, os grupos que contribuíram para seu desenvolvimento e a trajetória de alguns artistas, tanto brasileiros quanto internacionais.
Como parte das atividades propostas, a professora Nairalda Ogliari Ferreira Santos organizou uma oficina de grafite, proporcionando aos alunos a oportunidade de expressar, por meio da arte, palavras que valorizam e fortalecem a educação. O encontro contou com a presença de um artista da área, que compartilhou seus conhecimentos e demonstrou as técnicas utilizadas no grafite.
O grafite traz de forma muito forte a questão da convivência em sociedade, oferecendo aos estudantes a oportunidade de refletir sobre as construções sociais, já que em pouco tempo farão parte de um mundo maior que o ambiente da escola, explica a professora Nairalda.
O estudante Gilbert Rafael Cardoso Medeiros reforça a importância do grafite como forma de expressão. Eu conheci o grafite na escola que eu frequentava lá em Rio Grande. Essa é uma forma da gente se expressar, falar do que tá acontecendo no mundo, as catástrofes e problemas ambientais, comenta.
A arte, em suas diversas formas, tem o poder de transformar a maneira como vemos o mundo e como nos comunicamos com ele. O grafite é uma forma de expressão que os estudantes gostam muito, sendo um canal poderoso para que eles se conectem com o mundo. Parabéns aos professores envolvidos na proposta, afirmou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.