Durante o último semestre, estudantes do Clube de Astronomia e Astronáutica da Rede Municipal de Ensino, intitulado como Desbravadores do Universo, participaram de uma série de atividades de preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Após a prova, os alunos aprofundaram os estudos em Astronáutica, com conteúdos sobre a história da área, satélites, foguetes e outros temas relacionados ao espaço.
Como resultado desse processo, as turmas apresentaram projetos e trabalhos desenvolvidos ao longo das atividades. Paralelamente, professores dos Espaços de Inovação e Transformação do Conhecimento (EITCs) receberam formação específica para a construção de foguetes, dentro da programação da OBAFOG.
A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, destacou os próximos passos do clube. O conhecimento adquirido pelos professores já está sendo repassado aos estudantes, que irão construir seus próprios foguetes para participar de um encontro entre os cinco clubes de Astronomia e Astronáutica da Rede Municipal. O evento contará com lançamentos e premiações para os foguetes que alcançarem as maiores distâncias, além do reconhecimento ao clube destaque e ao foguete mais estiloso, explica.
A iniciativa encerra um ciclo de aprendizagem em Astronomia e Astronáutica, incentivando a prática científica, a inovação e o espírito de equipe, além de servir como preparação para as olimpíadas de 2026, afirmou a Secretária.