Background

Notícias

Rede Municipal é destaque estadual na Olimpíada de Geografia

Compartilhar

A Rede Municipal de Ensino de Chapecó se destacou na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), promovida pela Universidade Federal de Alfenas (MG). A competição, composta por três fases online e uma etapa final presencial em âmbito nacional, reúne equipes formadas por três estudantes e um professor de Geografia. Em seu terceiro ano na competição, o município colheu excelentes resultados: das 15 escolas participantes, 10 conquistaram medalhas, somando 12 ouros, 5 pratas e 11 bronzes.

Um dos grandes destaques desta edição foi a equipe Geogênios, da Escola Básica Municipal Vila Real, composta pelos estudantes Isabelli Modler Ramos, Izabelli Trentin Pasa e Vitor Gabriel Ceccato Barossi, sob orientação do professor de Geografia, Soleandro Zambon. O grupo obteve a maior pontuação entre todas as escolas públicas de Santa Catarina, garantindo vaga na fase presencial da OBG, que será realizada em novembro de 2025, em São Paulo.

Para o professor Soleandro, o resultado é fruto do comprometimento dos alunos. “Este ano nos dedicamos intensamente no estudo da cartografia, das relações geopolíticas, sociais, culturais e econômicas presentes no espaço geográfico, que são conteúdos amplamente cobrados pela OBG”, explica.

Ele também destaca a importância pedagógica da olimpíada. “Participar de Olimpíadas e projetos voltados à geografia, ensina aos estudantes a importância desse conhecimento para a sociedade, relacionando o conteúdo que eles aprenderam com a realidade”, conclui.

A estudante Isabelli Modler Ramos celebrou a conquista. “É um mérito muito grande e que é difícil conseguir. Foi muito esforço e muita dedicação envolvidos. A gestão da escola e os professores ajudaram muito a gente. Fiquei muito feliz que a gente vai representar Chapecó e Santa Catarina em São Paulo”, relata.

Para Vitor Gabriel a trajetória até a medalha foi marcada por superação. “Para fazer a prova foi muito difícil, principalmente as últimas etapas. A gente precisou pesquisar muito nos livros para conseguir. No ano passado eu não era bom em geografia. Esse ano eu comecei a buscar mais conhecimento e a tirar muita nota alta. Graças a essa prova eu consegui tirar um 10 no meu segundo semestre”, comenta.

“Chapecó tem como compromisso uma educação pública de qualidade. Conquistas como essa demonstram que estamos no caminho certo. Parabenizo todos os estudantes e professores medalhistas, em especial a equipe Geogênios, que com orgulho representará nosso município e nosso estado na fase nacional da OBG”, afirma Astrit Tozzo, Secretária de Educação.

Confira o número de medalhas por escola:

EBM Severiano Rolim de Moura: 4 medalhas de ouro

EBM Vila Real: 4 medalhas de ouro

EBM Alípio José da Rosa: 3 medalhas de ouro

EBM Cívica de Inovação e Tecnologia Eli Maria Bellani: 1 medalha de ouro, 2 medalhas de prata e 5 medalhas de bronze

EBM Maria Bordignon Destri: 2 medalhas de prata

EBM Alécio Cella: 1 medalha de prata

EBM em Agropecuária Demétrio Baldissarelli: 2 medalhas de bronze

EBM André Marafon: 2 medalhas de bronze

EBM Padre José Anchieta: 1 medalha de bronze

EBM Mirian Meyer: 1 medalha de bronze

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?