A Feira de Mudas Ornamentais e Frutíferas iniciou nesta sexta-feira (05) e encerra no domingo (07), no estacionamento do pátio do antigo Mercado Público. O funcionamento é das 8h às 18h, a expectativa de público é de cinco mil pessoas e o faturamento de R$ 200 mil.
São mais de 30 expositores, sendo 11 feirantes de mudas ornamentais como: bougainvillea, jasmim, azaleias, oliveiras, manacás, ipês, crótons, suculentas, cactos, orquídeas. Também há mudas de árvores frutíferas, medicinais e hortaliças. O evento ainda conta artesanato, com dez feirantes, que comercializam os trabalhos em costura criativa, tricô, crochê, tapetes de fru-fru, móveis em madeira, produtos biodegradáveis e ecológicos, artesanato em fio e malha.
Claudete Queiroz, produz mudas no distrito de Marechal Bormann e há cinco anos faz a comercialização na Feira de Mudas. É uma paixão que vem de gerações da nossa família e, atualmente, não sei dizer a quantidade de espécies na nossa propriedade. Mas temos mais de 25 mil potes produzidos, revelou.
O coordenador da Feira, Milton Coldebella, disse que a qualidade das mudas comercializadas é o diferencial do evento, já que há orientação técnica da Epagri, Cidasc e da Secretaria de Agricultura.