Na Escola Parque Cidadã Cyro Sosnosky, as turmas da pré-escola estão aprendendo sobre empreendedorismo. Através de um projeto que envolve a produção, organização e venda de produtos artesanais, as turmas participaram de uma feira colonial que reuniu famílias e a comunidade escolar.
A proposta surgiu quando a professora Andressa Kaminski trabalhou com as crianças as memórias afetivas transmitidas de geração em geração. Por meio das histórias e também da culinária, os pequenos puderam refletir sobre o passado e reconhecer como as tradições e culturas familiares moldam nossa identidade e continuam vivas em nosso cotidiano.
Inspirados pelos sabores e pelas memórias, as turmas começaram a confeccionar um produto por semana. O processo envolveu pesquisa de receitas, escolha de ingredientes e até debates sobre precificação dos produtos.
Entre os produtos oferecidos na feira colonial, estavam itens deliciosos e repletos de significado para as crianças, como cuca caseira, suco de laranja, panos de prato pintados à mão, queijo colonial, doce de leite, mel, chimia de mamão, chás, geléia de laranja e bolachas de manteiga.
A professora Andressa explicou que o projeto foi além da confecção dos produtos. As crianças compreenderam todo o processo de produção e industrialização dos alimentos, aprendendo a utilizar os ingredientes de forma integral. Ao se envolverem com a compra e venda, também trabalharam conceitos de matemática, como números, quantidades e porções, reconhecendo a importância de diferentes unidades de medida, como unidade, litro e quilo. Esse processo, além de ensinar sobre o valor dos produtos, também proporcionou uma imersão no empreendedorismo e na educação financeira, contou a professora.
Eles entenderam o processo de produção e industrialização dos alimentos, que a gente consegue aproveitar os alimentos em sua totalidade. A partir da compra e venda dos produtos, eles trabalharam números, quantidades, porções, que alguns produtos a gente vende em litro, outros em quilo. Como também que eles levam a comunidade escolar para poder incentivar as suas famílias também a produção, explica a professora Andressa.
A feira colonial aconteceu na escola, com a participação das famílias e da comunidade, que puderam comprar os produtos dos pequenos empreendedores.
Este projeto de empreendedorismo vai além do aprendizado sobre produção, vendas e educação financeira. Ele oferece às nossas crianças a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para a vida, preparando-as para os desafios do futuro. Parabenizo a todos os envolvidos, afirmou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.