Background

Notícias

“Vamos descobrir a magia que existe dentro de um livro”

Compartilhar

Incentivar nossas crianças a desenvolver o gosto pela prática da leitura infantil de forma lúdica, propiciando momentos de contação de histórias com diversos recursos. Este foi o projeto desenvolvido pelo Ceim BB Criança do Bairro Universitário, com o lançamento na tarde de 09 de agosto da “sacola literária”, que contou com a presença da escritora chapecoense Dinara Tessari e do aluno Samuel Anzolin de 5 anos, que surpreendeu a todos lendo a história “O ponto amigo”para todos os colegas da escola.

O projeto teve a participação de todas as crianças da instituição e das famílias, com o intuito de contribuir na formação de futuros leitores, desenvolvendo a oralidade, criatividade e autonomia, despertando emoções e sentimentos e assim desenvolver o gosto pela leitura infantil.

O projeto possibilitar a integração dos pais com os filhos através da atividade de leitura em casa, para que se torne um habito familiar. É norteado pela literatura infantil com o intuito de oferecer livros com bons textos, com gravuras que possibilitem o encantamento, enfim, livros que possuam conteúdos e qualidade. As atividades iniciaram com a confecção da Sacola Literária da turma. Depois a professoras numa de conversa, explicou para as crianças, a cada final de semana, uma criança é sorteada para levar para casa a “sacola mágica”.

A família da criança sorteada também terá atividade. Deverão ler as histórias e fazer um pequeno relato de experiências de ter esta sacola.A criança por sua vez também fará um registro no caderno através de desenhos, colagens, dobradura, foto e tudo o que a imaginação mandar. No dia estipulado a criança deverá trazer de volta para a escola à sacola literária e convidar um dos responsáveis para ajudá-las a contar a história para os demais colegas. Os registros serão colocados numa exposição no final do projeto para que todos os pais do CEIM possam ver. Na biblioteca serão organizados momentos de contação de diferentes histórias, contos, poesias com fantoche, teatro, painéis, guarda-chuva literário, dentre outras técnicas. O projeto acontece até o final do ano.

Maria Lúcia Polpagras, mãe da aluna Rayanne:

“Achei muito bom este projeto, pois incentiva as crianças a aprender a ler e escrever. Sempre tivemos o costume de ler muito para a Raissa em casa. Ela está muito feliz com essa novidade de trazer os livrinhos para casa e ler com a família”.

Sandra Maria Galera, secretária de Educação:

“É nessa fase que as crianças começam a diferenciar o mundo externo e o interno, assumindo um maior controle de seus sentimentos. As histórias são muito importantes, pois ajudam os pequenos a dominar seus principais medos e assombros”.