Background

Notícias

Crianças do CEIM Pequenos Heróis investigam as sementes

Compartilhar

No CEIM Pequenos Heróis, a curiosidade das crianças da pré-escola deu início a um projeto que envolve a natureza e as sementes. Com mediação da professora Silviana Carla Soligo, a proposta surgiu a partir da construção de uma composteira, alimentada semanalmente com cascas e restos de alimentos.

Aos poucos, os pequenos passaram a observar atentamente as mudanças que aconteciam com a terra e os alimentos ali depositados. Foi assim que descobriram que as minhocas eram incríveis aliadas na produção de adubo.

Interessadas no que poderia ser feito com aquela terra, as crianças pesquisaram e descobriram que ela era ideal para o cultivo de plantas e para o plantio de novas sementes. Motivadas por essa descoberta, começaram a trazer de casa sementes de frutas como caqui, laranja, bergamota e mamão, com o desejo de plantá-las.

Mas a curiosidade das crianças não parou por aí. Surgiram novas dúvidas: será que todas as sementes germinam? Podemos comê-las? Por que cada uma tem um formato diferente? Elas precisam de água para crescer? Essas perguntas abriram caminho para novas descobertas.

A professora Silviana compartilha como as descobertas aconteceram ao longo do projeto. “Nós plantamos as sementes e acompanhamos a germinação delas semana a semana, fazendo registros desse processo. Depois desta etapa, investigamos as sementes das frutas. Então, trouxemos as frutas para as crianças procurarem as sementes dentro delas”, explica.

Além de saborear os frutos, as crianças aprenderam sobre o processo de germinação, os diferentes tipos de sementes e o ciclo de vida das plantas. “As crianças descobriram, por meio das investigações, que as sementes podem servir tanto como alimento quanto para o plantio. Também fizeram registros escritos sobre o que podemos fazer com as sementes, como plantá-las e que tipo de árvore pode nascer delas”, conclui a professora.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?