A cidade de Chapecó participa, entre os dias 16 e 21 de setembro, dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina 2025 (Parajasc), que neste ano acontecem na cidade de Lages. Para esta edição, Chapecó contará com um número recorde de inscritos: serão 211 atletas representando a Capital do Oeste, competindo nos segmentos de deficiência física, intelectual, visual e auditiva. A delegação também inclui 24 professores e 36 integrantes de staff, entre guias, operadores de rampa para a bocha paralímpica e auxiliares dos atletas. Além disso, outras 15 pessoas atuarão na organização da delegação, trabalhando com cozinha, limpeza dos alojamentos, compras, transporte e na parte técnica.
As modalidades em que Chapecó estará representada são: atletismo, bocha raffa, bocha PC, handebol CR, futsal, basquete, xadrez, ciclismo, goalball e tênis de mesa.
Chapecó é considerada o berço do Parajasc, idealizado em 2005, sendo a cidade vencedora da primeira edição e, até hoje, a maior campeã da história do evento, com cinco troféus de primeiro lugar.
Sempre conquistamos bons resultados no Parajasc, nunca ficamos fora do pódio, sempre entre os três primeiros. Isso nos motiva, mas também aumenta nossa responsabilidade, comentou o Secretário de Esportes e Juventude, Agnaldo Veriato Pereira.
A cidade também abriga um Centro de Referência Paralímpico, o que tem contribuído na formação de novos atletas. A coordenadora do centro, Simone Batista, destaca:
Há dois anos somos uma extensão do Comitê Paralímpico Brasileiro e isso nos oportunizou trabalhar com crianças a partir de sete anos. O trabalho de base é mais forte e nos fortalece para conquistar resultados ainda mais positivos a médio e longo prazo.
As disputas da modalidade Natação aconteceram nos dias 13 e 14 de setembro, na cidade de Blumenau, e Chapecó foi representada por 14 atletas, que conquistaram um total de 19 medalhas: três de ouro, oito de prata e oito de bronze.
O técnico da modalidade e coordenador do Paradesporto Chapecoense, Carlos Diavão, avaliou positivamente o desempenho da equipe:
Tivemos bons resultados na natação. Temos uma equipe jovem, com atletas promissores, que deram o seu melhor e trouxeram 19 medalhas para Chapecó, destacou.
Medalhistas Natação
Almir Godois (Deficiência Visual Classe s11) - Ouro nos 50 metros nado peito e Prata nos 50 metros nado costas, 50 metros e 100 metros livre nado Livre.
Henrique Paz (Deficiência Física Classe s7) - Ouro 100 metros nado costas, Prata 50 metros nado borboleta, 100 metros nado peito e Bronze 50 metros e 100 metros nado livre.
Augusto Carlesso (Deficiência Intelectual Classe s16) Ouro nos 100 metros nado costas, Prata nos 100 metros nado livre e Bronze nos 50 metros nado borboleta.
Tatiane Bordin (Deficiência visual Classe s9) - Prata 100 metros nado livre e 100 metros nado peito e Bronze nos 50 metros nado livre e 100 metros nado costas
Chaiane Ferreira (Deficiência intelectual Classe s16) Prata nos 50 metros borboleta
Gabriel Sive (Deficiência Física Classe s7) Bronze 100 metros nado peito e 100 metros nado costas